domingo, 23 de março de 2014

Nova Iguaçu - Ano Municipal João do Vale: Carcará – Mais coragem do que homem

João do Vale, que por quase 20 anos morou em Nova Iguaçu, compôs mais de trezentas canções, mas nenhuma ficou tão famosa quanto Carcará. Foi apresentada, pela primeira vez, no show Opinião em 1965, na voz de Nara Leão. Porém foi com Maria Bethania que a música atingiu seu auge.

A música fala da seca do Nordeste Brasileiro, mas diferentemente da lamúria das músicas de Luis Gonzaga ou Patativa do Assaré, João do Vale fala de luta e resistência, pois carcará não migra e resiste à seca.

Em sua dissertação de Mestrado o professor Francisco Damazo afirma que “Sua ação (do carcará) é a de pôr-se a defender o direito de ali permanecer, razão por que sai em busca do que lhe garante a sobrevivência. É o que se pode perceber em toda terceira e quarta estrofes. A invernada é para aquela ave o que a seca é para o homem. Mas, ao contrário deste, “carcará pega, mata e come”. Por isso, “carcará (tem) mais coragem do que homem”.

Porém no show Opinião, a interpretação que se dá a música de João do Vale é de contestação ao regime ditatorial, o pássaro representa o opressor: “É um pássaro malvado Tem o bico volteado que nem gavião”.

Em 1981, a música faz parte do segundo disco gravado por João do Vale, agora interpretada pelo próprio autor e por Chico Buarque.

Abaixo segue o vídeo gravado em 1982 com João e Chico. Vale a pena assistir. Bom domingo para todas e todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário