terça-feira, 18 de junho de 2013

Crianças participam do Plano Municipal pela Primeira Infância em Nova Iguaçu

O olhar da criança sobre o mundo

Desde abril deste ano, representantes de organizações sociais, do governo municipal, da Câmara de Vereadores, da Justiça da Infância e Juventude e do Ministério Público têm se dedicado a discussão e elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância de Nova Iguaçu.

O Projeto “Construindo em Rede o Plano Municipal pela Primeira Infância”, é uma iniciativa da Ong Solidariedade França-Brasil (SFB), com apoio do Instituto C&A, e conta com a parceria do CMDCA, do Forum DCA, do Nucrep e da Associação dos Conselheiros Tutelares de Nova Iguaçu.

A primeira infância é o período que vai do nascimento até completar-se 6 anos de idade e já conta com um Plano Nacional, elaborado pela Rede Nacional Primeira Infância e aprovado, em 2010, pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Já foram realizado um primeiro encontro e diversas reuniões de sete Grupos de Trabalho que discutem 13 temas constantes do Plano Nacional pela Primeira Infância.

O próximo passo é introduzir a visão e a opinião das crianças. Para isso, será realizada uma oficina de participação do público infantil. O objetivo é enriquecer as discussões e o trabalho com o olhar das crianças, sobre suas impressões acerca dos lugares onde moram, dos seus gostos, dos espaços que frequentam e das dificuldades e problemas que enfrentam no dia-a-dia.

A oficina contará com a participação de 20 crianças entre 3 e 6 anos de idade, que estudam na educação infantil da rede pública municipal, das creches comunitárias e da rede particular. De acordo com Andrea Salustriano, articuladora do projeto, a finalidade é reunir crianças de realidades diferentes e vários lugares da cidade. “Vamos mesclar os olhares e as opiniões das várias infâncias de Nova Iguaçu”, salientou.

Para o coordenador do Projeto, o educador Edson Cordeiro, a atividade com as crianças é uma parte fundamental da elaboração do Plano, pois materializa o princípio de que toda criança é sujeito de sua história e de sua identidade. “Concluir a elaboração do Plano Municipal sem ouvir as crianças o torna incompleto. As crianças não seres passivos da atenção, cuidado e educação dos adultos, mas cidadãos com opiniões, ideias, vontade e sonhos”, afirmou.

A oficina acontece no próximo dia 19 de junho, às 08 horas, no Espaço de Educação Infantil do SESI de Nova Iguaçu e conta com a parceria do próprio SESI, da Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu e do Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense.



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