segunda-feira, 3 de junho de 2013

Aumenta a criminalidade nos municípios da Baixada. Área do 20ºBPM: Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis tem o pior índice de policiamento, diz reportagem

Uma extensa reportagem de duas páginas no Jornal Extra de ontem (domingo, 02/06), revelou uma triste realidade sofrida cotidianamente pelos moradores da Baixada: o aumento da criminalidade. Dados mostram que o número de homicídios aumentou consideravelmente na região. Entre as dez piores médias, quatro são Baixada Fluminense (Mesquita, Duque de Caxias, Queimados e Belford  Roxo). Em contrapartida, Copacabana, Botafogo, Três Rios, Tijuca e Santo Antônio de Pádua apresentam os melhores índices.

A reportagem ressalta também o que este blog vem denunciando há muito tempo: a escassez de policiamento nos municípios da Baixada agravada pela chegada de marginais que atuavam em áreas pacificadas no município do Rio, embora o secretário estadual de Segurança José Mariano Beltrame teima em não reconhecer essa realidade. Segundo a reportagem em Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis há uma policial para cada 1.659 habitantes, enquanto a média no município do Rio é de um policial para 370 habitantes.

Em Nova Iguaçu há um movimento para construção de um batalhão da PM. Uma área na Estrada de Madureira, próxima ao bairro Marapicu já foi oferecida pela Prefeitura. Mas até o momento o governo do estado não deu início as obras de construção.

"A situação está se complicando a cada dia. Com todo respeito, essa política de segurança do Beltrame 'cobre um santo e descobre outro'. Para nós da Baixada é uma tragédia. Precisamos reagir com mais energia: vereadores, deputados, prefeitos, igrejas, movimentos da sociedade civil, etc. Se não houver medidas urgentes, vai ficar insustentável", disse preocupado o vereador Ferreirinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário