terça-feira, 4 de junho de 2013

Educação e Cidadania: Os 50 anos do método de alfabetização de Paulo Freire serão lembrados na Câmara de Nova Iguaçu

Na sessão desta terça-feira, dia 04/06, o vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, fará um discurso lembrando os 50 anos de formação da primeira turma de alfabetizados pelo método idealizado pelo educador Paulo Freire. Ferreirinha irá registrar em ata que há 50 anos, em 1963, no município de Angicos, no Rio Grande do Norte, ocorreu a formatura da primeira turma de 300 pessoas, entre domésticas, operários, agricultores, artesãos, serventes de pedreiro, comerciantes, motoristas, lavadeiras de roupa, mecânicos, adultos alfabetizados por Paulo Freire e sua equipe de monitores do Departamento de Extensões Culturais da Universidade Federal do Recife. Era uma iniciativa pioneira de combate ao analfabetismo.

Suas práticas foram desenvolvidas no início dos anos 60 no Nordeste, quando o educador percebeu que muitos trabalhadores rurais estavam sem alfabetização ou acesso à escola, formando um notável contingente de excluídos da participação social. Quando ocorreu o golpe militar de 1964, Paulo Freire foi preso, exilado e obrigado a interromper suas atividades.
Seu método é dividido em três etapas: 1) investigação, onde aluno e professor buscam palavras e temas centrais de sua biografia; 2) codificação e decodificação dos temas, buscando significado social; 3) problematização, quando aluno e professor buscam superar uma primeira visão mágica por uma visão crítica do mundo. Nascido no Recife, Freire ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford.
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife no dia 19 de setembro de 1921 e faleceu em São Paulo, no dia 02 de maio de 1997. Foi um educador e filósofo brasileiro. É Patrono da Educação Brasileira.

Um comentário:

  1. muito bacana sua preocupação em fazer "links" educativos em seus discursos. parabéns, investir em educação vale a pena, sempre!

    ResponderExcluir