segunda-feira, 28 de março de 2011

Novela sexual indicada para crianças e jovens?

Rio - Sou um defensor ferrenho da classificação indicativa da programação da tevê. Acho imprescindível que haja, sim, uma recomendação para os pais, embora muitos não a respeitem e acreditem que as crianças, pré-adolescentes e jovens possam assistir de tudo sem o menor constrangimento. Uma pena. Um exemplo é a atual novela das 21 horas, da TV Globo. Insensato Coração foi classificada como “não recomendada para menores de 12 anos”.


Na minha análise, não recomendada para menores de 12 anos é bastante condescendente. Boa parte dos personagens só fala e pratica sexo o tempo todo. É modelo que se vale do corpo malhado para trabalhar e ganhar dinheiro, é a ricaça que adora flertar com qualquer homem, principalmente os malhados, é mulher que se finge de santa, trai o noivo e tem fetiche de transar em banheiro público com segurança de shopping... E por aí vai. Seriam bons exemplos?


Não sei como esta narrativa é entendida por crianças/pré-adolescentes e adolescentes de 12, 13, 14, 15 anos... Com certeza, o que para os adultos não passa de mera distração, de mero entretenimento depois de um dia de trabalho estressante, não deve ser o mesmo para os maiores de 12 anos que ainda estão descobrindo sua sexualidade.

No entanto, uma cena desta semana me chamou a atenção. Sim, de sexo. Só há isso na novela. Um casal de universitários estava na cama namorando. No entanto, o jovem rapaz não conseguiu vestir a camisinha e o namoro naufragou. O diálogo que seguiu, por parte da menina, foi interessante. Ela foi extremamente compreensiva e carinhosa. Bem, para os jovens, não as crianças, que assistem à novela e estão descobrindo a sua sexualidade e a sua primeira vez, valeu. Pena que essas cenas acontecem muito, muito raramente. Pais: fiquem de olho no conteúdo que seus filhos assistem na TV. Pelo menos, dialogue com eles sobre o que vêem.

Marcus Tavares é professor, jornalista, especialista em educação e mídia


Nenhum comentário:

Postar um comentário