domingo, 4 de janeiro de 2015

Tecnologia à noite é vilã da saúde. Uso de aparelhos quatro horas antes de ir para a cama acaba com a qualidade do sono e causa doenças. Leia com atenção essa reportagem

Smatphones, Tablets, computadores e outros aparelhos de tecnologia encabeçaram as listas de pedidos de  presentes neste final de ano entre todas as idades.

Mas se você já tem ou ganhou um aparelho como estes, é bom ficar atento à saúde. Pesquisadores da Universidade dee Haward, nos Estados Unidos, descobriram que eles podem trazer grandes problemas  para o sono, se utilizados num período de quatro horas antes de dormir, principalmente por adolescentes. Portanto, pode ser a entrada para várias doenças.

Exposto à luminosidade de tablets pelas quatro horas antes do horário de deitar, os pacientes testados pelos cientistas norte-americanos sentiram sono reduzido e dormiram uma hora a menos. Além disso estavam menos dispostos no dia seguinte.

Se não bastasse a perda de qualidade do sono e a falta de disposição no dia seguinte, o uso noturno dos aparelhos pode causar uma série de outras doenças. "A deficiência de sono provoca o aumento deo risco de câncer, doenças cardiovasculares e metabólicas, como a obesidade e o diabetes", alerta Charles Czeisler, coordenador da pesquisa.

A maior preocupação dos pesquisadores é com adolescentes. Grandes consumidores de tecnologia, estão mais propensos a desenvolver problemas, já que têm o relógio biológico naturalmente alterado pela idade e são obrigados a acordar cedo para estudar. "Deveriam restringir ao máximo o uso desses aparelhos à noite para não perpetuarem a falta de sono", indica Czeisler.

Fonte: Adaptado - Jornal O Dia - Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário