segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Meia hora de chuva forte inunda bairros de Nova Iguaçu e deixa moradores ilhados em suas casas e comércio

Um dos grandes desafios dos governos municipais, sobretudo nas regiões metropolitanas, está no cuidado permanente com a manutenção da cidade e seus bairros. Infelizmente, este é um ponto esquecido ou não priorizado pela maioria dos governantes. Daí, quando chove, agrava-se muito repetidas situações.

Fotos: Francisca Rocha e Renato Santana
Em Nova Iguaçu por exemplo, grande parte da rede pluvial e de esgoto está assoreada, entupida, e qualquer chuva mais forte causa enorme alagamentos.  Prova disso foi o que aconteceu ontem (04/01) em vários bairros da cidade, conforme revelam as imagens postadas por moradores das mais diversas localidades.

No início de 2013, através da Indicação Parlamentar nº 98/2013 (clique aqui e veja), propus com o apoio do Bloco PT-PCdoB, a criação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos - SECONSERVA, para que um órgão se dedicasse exclusivamente ao trabalho de manutenção dos bairros da cidade. Eis uma parte da justificativa do projeto:

"Esta secretaria terá a missão de coordenar o trabalho de manutenção e conservação realizado por diversos órgãos da administração pública municipal. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da limpeza urbana, da conservação das vias, praças, parques e jardins, da manutenção da iluminação pública, da manutenção da rede de esgoto e de águas pluviais",

"Um dos principais problemas das grandes cidades metropolitanas está localizado na limpeza e conservação de ruas, praças e demais logradouros públicos. O grande fluxo de veículos e pessoas acarreta o aumento da produção de lixo, o desgaste das vias públicas e da rede de esgoto. Cabe, portanto ao Poder Executivo Municipal garantir a organização de todos os serviços públicos voltados para a manutenção da cidade, com vistas ao bem-estar, conforto e segurança da população."

O projeto fora enviado ao prefeito Nelson Bornier (PMDB), mas sua implementação foi engavetada. Um pena.Talvez cenas como estas não estariam sendo postadas nas redes sociais, revelando a ocorrência de problemas graves que poderiam ser evitados com estratégia, planejamento e compromisso com Nova Iguaçu.




Nenhum comentário:

Postar um comentário