sábado, 13 de dezembro de 2014

Hoje é Dia de Santa Luzia. Comunidades terão festas e missas para comemorar a protetora dos olhos

Os católicos comemoram hoje, dia 13 de dezembro, o Dia de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos. Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra "A Divina Comédia", que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.

Em Nova Iguaçu, várias comunidades que tem a Santa como Padroeira estarão em festa. Em Vila Nova, acontece missa às 8h (dos enfermos) e 10h (da juventude). Procissão às 18h e missa às 19h. Logo após, por volta das 20:30h, haverá um grande jantar (cardápio: estrogonofe). 

Na comunidade de Palhada/Jardim Palmares, haverá missa às 19h, seguida de jantar comemorativo. Tem festa também no Bairro da Luz e em várias outras comunidades. Você está convidado a participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário