terça-feira, 2 de dezembro de 2014

02 de Dezembro - Dia Nacional do Samba. Parabéns!!

Hoje é comemorado o Dia do Samba. Para celebrar a data, o Le Moustache - O Bar do Bigode, terá uma programação especial, com apresentação do Grupo Expressão e convidados que estarão tocando a fina flor do samba, a partir das 19 horas. O Bar do Bigode fica na Rua Capitão Sena, 185 - Nova Iguaçu.

Outra programação acontece a partir das 18h na Praça Rui Barbosa, na entrada do Calçadão de Nova Iguaçu. A Liga das Escolas de Samba de Nova Iguaçu (LUBESNI) juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, vai apresentar o grupo Explosão do Samba e também várias fantasias do Carnaval de 2015. Entrada gratuita.

Origem da data comemorativa
De acordo com a lenda popular, o Dia do Samba foi criado em homenagem ao sambista Ary Barroso, compositor da música "Na Baixa do Sapateiro", uma ode à Salvador, capital da Bahia. 

O vereador baiano Luís Monteiro da Costa foi quem instituiu a data, marcando o dia em que Ary Barroso visitou a Bahia pela primeira vez. em 1940. 

Desde então, o Dia do Samba é comemorado principalmente em Salvador e no Rio de Janeiro, onde organizam-se festas e shows em homenagem ao ritmo.

Atualmente, existem variações do samba com outros estilos músicas. Entre eles, o que se destaca é o Samba Rock, representado principalmente pelo cantor Seu Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário