segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Minha Casa Minha Vida: 2.592 moradias foram sorteadas em Nova Iguaçu neste final de semana em parceria com a Prefeitura.

Milhares de moradores de Nova Iguaçu, inscritos no Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal compareceram na Vila Olímpica de Nova Iguaçu neste final de semana (dias 22 e 23/02) para participar do sorteio de 2.592 moradias feito em parceria com a Prefeitura. O secretário Giovanni Guidone informou que o projeto Minha Casa, Minha Vida envolve, nesta primeira fase, dez mil unidades em condomínios com cerca de 300 apartamentos, cada um. Segundo ainda o secretário, os prédios já estão sendo erguidos em vários bairros. O de Jardim Guandu, por exemplo, tem previsão de conclusão das obras para o segundo semestre deste ano. Os demais condomínios estão localizados na Cerâmica, Jardim Guandu, Ipiranga e Marapicu. 










A presidente Dilma Rousseff anunciou que qualquer município brasileiro interessado em participar do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida – inclusive aqueles com menos de 50 mil habitantes – poderão solicitar a contratação das moradias sem precisar passar por seleção.

A medida foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff na 16ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que levou a Brasília mais de 4.000 prefeitos em julho do ano passado. 

Dilma disse que a medida – que universaliza o acesso ao Minha Casa, Minha Vida a todos os municípios brasileiros: “Não vamos mais deixar que haja seleção. Todos os municípios podem executar o programa Minha Casa, Minha Vida”, afirmou a presidente, que foi aplaudida.

“Nós tomamos a decisão de tratar essa reivindicação que os prefeitos sempre trouxeram a nós e a partir de agora todos os municípios abaixo de 50 mil [habitantes] podem acessar o programa Minha Casa, Minha Vida e oferecer a população da sua cidade o sonho de realizar a casa própria”, disse.

Como participar
As prefeituras interessadas em ter empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida devem procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil para assinar um convênio e, em seguida, selecionarem as famílias que serão beneficiadas. O contrato de financiamento é firmado entre a família e a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. A execução das obras é realizada pela construtora contratada pelos bancos, que se responsabilizam pela entrega dos imóveis concluídos.
Devem passar por esse processo de seleção pela prefeitura pessoas que não têm imóvel próprio e que tenham renda bruta de até R$ 1,6 mil. Para os beneficiários com renda até R$ 5 mil reais, o programa oferece facilidades, como descontos, subsídios e redução do valor de seguros habitacionais.

O evento contou com a participação do prefeito Nelson Bornier (PMDB), do presidente da Câmara Maurício Morais (PMDB) e vários vereadores, secretários municipais e representante da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT) agradeceu a presidente Dilma Rousseff: por mais este investimento na cidade: "Ela não discrimina nenhum município. Nova Iguaçu carece de investimentos do Governo Federal e a presidente tem sido parceira. A população iguaçuana merece e agradece, disse Ferreirinha.

Um comentário: