segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sesc Nova Iguaçu tem ótima programação musical até o final deste mês de novembro, Confira só...

A programação musical do Sesc Nova Iguaçu tá muito legal neste mês de novembro. É bem verdade que a divulgação do Sesc é muito ruim, sendo comum ter excelentes espetáculos com o teatro vazio por falta de uma boa divulgação. Chega a ser constrangedor. Por isso o esforço do nosso blog de tentar fazer a programação chegar um pouco mais longe, ter um alcance maior. Se divulgar, o público comparece!

Então vamos lá. Depois dos shows de Leoni e Vander Lee na semana passada, estes com casa cheia, vem aí: Orquestra Baixada Jazz Big Band, Hermeto Pascoal,  Roberto Menescal e BeBossa, Farofa Carioca,  Leila Pinheiro e Léo Jaime.

Prá começar, nos dias 14, 15 e 16/11, (quinta, sexta e sábado), sempre às 20h, Nova Iguaçu será palco do festival "Sesc Amplifica - Bossa & Jazz". O show de abertura ficará por conta da Orquestra Baixada Jazz Big Band. No sexta, será a vez do mago Hermeto Pascoal. E, encerrando o festival no sábado, Roberto Menescal e o sexteto vocal BeBossa.

Saiba um pouco mais sobre as feras desta semana. Imperdível!

A Orquestra Baixada Jaz Big Band foi idealizada pelo trompetista Altair Martins e com o auxílio do ativista cultural e saxofonista João Batista Morais, a Baixada Jazz Big Band dispõe de uma formação de artistas experientes que vieram do município de Nova Iguaçu e hoje manifestam um papel importante no cenário musical nacional e internacional. Um repertório de qualidade composto pela alta nata jazzística americana e emoldurado com arranjos refinados é quesito básico para esses mestres da música. Um espetáculo bonito de se assistir onde a beleza da melodia se mistura com o talento e o conhecimento desses virtuoses, formando um mosaico sonoro de alta precisão. O repertório é composto por Thad Jhones, Bill Hollman, Sammy Nestico, Henri Macini e Tom Jobim. Bravíssimo!!!

Hermeto Pascoal Conhecido como "o bruxo" ou "o mago", é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Polinstrumentista, é famoso por sua capacidade de extrair música boa de qualquer coisa, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas. 

Na década de 70, nos Estados Unidos gravou com Miles Davis e num disco de Airto Moreira. De volta ao Brasil, gravou, com grande êxito, o LP "A  Música Livre de Hermeto Pascoal", onde apresenta temas seus e interpretações de clássicos como "Asa Branca" (Luiz Gonzaga) e "Carinhoso" (Pixinguinha). 

Participou do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, compôs peças sinfônicas, construiu instrumentos e gravou diversos discos por gravadoras diferentes. Excursiona freqüentemente aos Estados Unidos e Europa, onde é muito popular, especialmente entre músicos.

Roberto Menescal e BeBossa  Menescal foi um dos fundadores do movimento bossa nova e  um dos mais importantes compositores, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra, Vinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como O barquinho, Você, Nós e o mar, Ah se eu pudesse, Rio, entre outras. 
O grupo BeBossa é um sexteto vocal, criado em 2000, de sonoridade sofisticada e contemporânea, com influências que vêm tanto da Música Brasileira, como do Jazz e do Blues, de grupos como Boca Livre, Os Cariocas, MPB4, Quarteto Em Cy, Manhatan Transfer, Take6. As principais características do trabalho são a fusão da rítmica brasileira com uma harmonia jazzística e, sobretudo, o fato dos sons serem produzidos apenas pelas vozes, sem nenhum instrumento, ou seja, a capela. As vozes soam como instrumentos, proporcionando ao público a sensação de estarem ouvindo uma banda, com sons de trompetes, baixos, guitarras e percussões. Em seu primeiro CD, lançado pelo selo SaladeSom, o grupo celebra os 50 anos da Bossa Nova com arrojados arranjos vocais de canções como Só Tinha de Ser Com Você, Luísa, Passarim, Samba de Verão e Capim.

Dias: 14, 15 e 16/11 (quinta, sexta, sábado), sempre às 20h. Local: Teatro do Sesc Nova Iguaçu - Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá. Ingressos (valores ainda não conhecidos). Classificação (ainda não conhecida). Informações: 2797-3009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário