terça-feira, 15 de outubro de 2013

Feliz Dia dos Professores!

Ser professora e professor nunca foi tarefa fácil. Especialmente nos últimos anos em que tem sido transferido para escola e, claro para a professora, tarefas que deveriam ser da sociedade e da família.

Estou presidindo a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu desde 2011. Naquele ano promovemos um debate com o nome “A Escola está sozinha? O papel do professor, da família e da sociedade no processo educacional”. Nosso objetivo era refletir sobre esse acúmulo de funções da escola. Veja aqui como foi o debate.

Agora temos vivido um momento de grande desrespeito aos profissionais da educação, em greve há dois meses, sendo tratados como se a educação fosse caso de polícia.

Soma-se a esse momento triste a perda do nosso amigo e companheiro Emílio Araújo, um lutador incansável da educação pública de qualidade para todos.

Por isso, o Blog do Ferreirinha, nesse dia de comemoração e homenagens às professoras e aos professores, presenteia os leitores com duas obras muito bonitas que tratam da beleza e da grandeza do trabalho do educador.

O primeiro é o livro do professor Rubem Alves, “A Alegria de Ensinar”, onde o autor fala da magia e do encantamento somente vivido no ato de ensinar. 

Rubens Alves abre o livro com os seguintes versos:


Ensinar
é um exercício
de imortalidade.
De alguma forma
continuamos a viver
naqueles cujos olhos
aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre
jamais...
Rubem Alves


Segue aqui o link do livro, disponibilizado em pdf, para leitura de todos que queiram!



O segundo é uma dica de leitura.

Escola de Chuva” é um livro de literatura infantil, de Janes Rumford, da editora Brique-book. Trata do amor de uma professora e de seus alunos pela escola, uma história que nem as chuvas de verão levam embora.

Uma emocionante história sobre o amor pelo aprendizado, o desejo de estudar e sobre a maior herança que um adulto pode deixar para uma criança: o conhecimento.

É o primeiro dia de aula em Kelo, no Chade, na África. As crianças caminham pela estrada. “Vou ganhar um caderno?”, pergunta Tomás. “Vou ganhar um lápis? Vou aprender a ler como vocês?”.

Mas quando ele e as outras crianças chegam à escola, não há sala de aula nem carteiras. Apenas uma professora. “A primeira lição é construir a nossa escola”, diz ela.


FELIZ DIA DO MESTRE!
Nota: Aproveitando a respeitosa data, quero deixar registrado os meus penhorados agradecimentos, com o mais profundo respeito e admiração, ao professor Jerson Néri da Silva, meu professor da 4a. série primária no Colégio Paulino Barbosa e as professoras Elenira de Vasconcelos (de quem ganhei o primeiro livro que li: Meu Nome é Esperança, de Ganymédes José); Ivonete dos Santos Escolástico, Nélia Brum Ramos e Mariles, maravilhosas educadoras do período que cursei o supletivo ginasial na E.E.Santa Amélia. Obrigado por tudo! Sou um pouco do muito que vocês me ensinaram. Obrigados mestres e mestras!



Nenhum comentário:

Postar um comentário