quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Dilma quer redução de 20% nas contas de luz. Aécio Neves e o PSDB são contra!

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (5), durante cerimônia de abertura do 7º Encontro Nacional da Indústria, que o governo não recuará da decisão de reduzir a tarifa de energia elétrica. Segundo ela, a medida é tão importante quanto a redução da taxa de juros para tornar a indústria brasileira competitiva.

“Reduzir o preço da energia é uma decisão da qual o governo federal não recuará, apesar de lamentar profundamente a imensa insensibilidade daqueles que não percebem a importância disso agora para garantir que o nosso país cresça de forma sustentável. Isso vai onerar bastante o governo federal e quando perguntarem para onde vão os recursos orçamentários do governo, uma parte irá para suprir, para a indústria e a população brasileira, aquilo que outros não tiveram a sensibilidade de fazer. Nós somos a favor da redução dos custos de energia no país e faremos isso porque é importante para o país”, disse a presidenta Dilma.

O governo havia anunciado que, a partir de fevereiro de 2013, a conta de luz das residências ficaria 16,2% mais barata, enquanto que nas indústrias a redução chegaria a até 28%. No discurso, a presidenta reiterou que, apesar de algumas resistências no setor, o compromisso com a medida anunciada em pronunciamento em 6 de setembro.

“Eu reitero aqui o meu compromisso de no início de 2013 buscar o máximo esforço do governo federal para reduzir essas tarifas de energia. O preço da energia é algo que era fundamental no Brasil, que todos soubessem que é tão importante quanto a redução da taxa de juros, da taxa de câmbio, da melhoria das condições de investimento, da estabilidade e do respeito aos contratos para melhorar a nossa competitividade”, reforçou.

Governadores do PSDB boicotam redução

Foram exatamente três governadores do PSDB que não aderiram a redução da energia elétrica, proposta pela MP 579. São eles: Gerando Alckimin (São Paulo), Antonio Anastásia (Minas Gerais) e Beto Richa (Paraná). Esses governadores controlam as três concessionárias que não tiveram os contratos de concessão renovados conforme a Medida Provisória: CESP (São Paulo), CEMIG (Minas Gerais) e COPEL (Paraná).

O mais grave é que, do total de geradoras, 60% aderiram ao plano de Dilma. Bem como todas as nove empresas de transmissão aceitaram renovar agora as concessões que venceriam entre 2015 e 2017.

Se fosse preciso encontrar uma explicação para a sabotagem oposicionista na última década, ela se resumiria a esse episódio inacreditável. Vejam que, de Norte a Sul, de Leste a Oeste do país, só as empresas geradoras de energia controladas pelo PSDB foram contrários ao programa do governo federal.

Não é à toa que São Paulo, Minas Gerais e Paraná são Estados em que a vida vem piorando enquanto que, no resto do Brasil, melhora a cada ano. Todos os principais programas federais que têm impacto direto junto à população vêm sendo bloqueados.

Em São Paulo, particularmente, governadores como Geraldo Alckmin e José Serra rejeitaram programas federais para a Segurança Pública, para a Saúde, para a Educação, só para evitar que a logomarca do governo federal figurasse nesses programas.

Confiando na aliança com grandes grupos de comunicação, o PSDB e o DEM vêm prejudicando as populações dos Estados e Municípios que governam por razões puramente eleitoreiras. Porém, como se viu na recente eleição no maior colégio eleitoral do país (São Paulo), essas populações já começam a entender que esses partidos são nefastos para o país.


Fonte: Blog do Planalto e Blog da Cidadania



Um comentário:

  1. FERREINHA BOA TARDE,QUANDO TIVER A OPORTUNIDADE DE ESTAR COM O NOVO PREFEITO PERGUNTE A ELE COMO VAI FICAR A CONVOCAÇAÕ DO PESSOAL QUE PASSOU NO CONCURSO PÚBLICO DE NOVA IGUAÇU,ESPERO QUE NO COMEÇO DO MANDATO ELE CHAME O PESSOAL DA MERENDA,POIS QUEREMOS TRABALHAR NADA MAIS JUSTO,OU TEREMOS DE PROCURAR NOSSOS DIREITOS,EU ACHO QUE UMA BOA GESTÃO NÃO PRECISA DISSO.AGUARDO UMA RESPOSTA MERECEMOS UMA POSIÇAÕ DO NOVO PREFEITO.

    ResponderExcluir