quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Amanhã, 20 de janeiro, é feriado no município do Rio de Janeiro. Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade.

Fique atento. Amanhã é feriado no município do Rio Janeiro.
 
No dia 20 de janeiro, a cidade do Rio de Janeiro celebra a festa de seu padroeiro, São Sebastião.

Conta a história, que Sebastião viveu no século III. Era milanês de nascimento e capitão da guarda pretoriana em uma época onde a perseguição aos cristãos era comandada com fúria intensa pelo imperador romano Diocleciano. O Cristianismo ainda estava em seus primórdios, a Igreja vivia escondida em catacumbas, fugindo do Império Romano. Quando se converteu à fé cristã, Sebastião recusou-se a prestar culto ao Imperador, como todos os seus companheiros e companheiras.

Porém, apesar de cristão, gozava da amizade do imperador e aproveitava-se disso para, às escondidas, converter os soldados e prisioneiros exercendo intensa atividade apostólica.. Quando o imperador descobriu suas atividades, sentiu-se profundamente traído e, irado, mandou que matassem Sebastião a flechadas. Conta-se, que apesar de bastante ferido, o santo não morreu e teria sido socorrido por uma mulher viúva, de nome Irene (que em grego significa paz) que cuidou de seus ferimentos até que ele ficasse totalmente recuperado.

Em honra a São Sebastião, cuja a memória é celebrada nesta sexta-feira, 20 de janeiro – feriado municipal — a Arquidiocese do Rio de Janeiro, que o tem por Padroeiro, dedicará todo o dia a momentos de oração, festejos e atitudes concretas. Haverá missa solene, procissão, auto e show.

Fonte:  Amai-vos, Arquidiocese do Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário