quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Projeto de Lei propõe que 2012 seja o Ano de Jorge Amado

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, presidida pelo vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), apresentou projeto de lei que institui o ano de 2012 como Ano Municipal Jorge Amado.

O objetivo da Comissão é oferecer reconhecimento póstumo ao escritor Jorge Amado no centenário do seu nascimento. “Queremos, com o projeto, incentivar a realização de atividades diversas, nas áreas da educação e da cultura, sobre a vida e a obra desse grande escritor brasileiro”, afirmou o vereador Ferreirinha.

De acordo com o Projeto, assinado também pela vereadora Maria Nicolasina e pelo vereador Paulo Raunheitti, membros da Comissão, o escritor baiano Jorge Amado nasceu na cidade Itabuna, em 10 de agosto de 1912. Suas obras são umas das mais significativas da moderna ficção brasileira, com 49 livros, propondo uma literatura voltada para as raízes nacionais, sendo traduzidos para 49 idiomas e publicados em 55 países em todo o mundo.

Sua obra ficou famosa também pelas adaptações para televisão e para o cinema. Desta forma, sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres são algumas de suas criações.

Jorge Amado foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 6 de abril de 1961, ocupando a cadeira 23, cujo patrono é José de Alencar. Em 1994, recebeu o Prêmio Camões, uma espécie de Prêmio Nobel da Língua Portuguesa.

Em 1945, foi eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), participando da elaboração da constituição federal de 1946, aprovando emendas de sua autoria que tratavam da liberdade religiosa e de direitos autorais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário