segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Um exemplo para a política de prevenção ao uso indevido de drogas

Em 2001, a Campanha da Fraternidade adotou o lema "Vida Sim, Drogas Não!", com o objetivo de despertar a juventude e as famílias para um problema que a cada ano se torna mais grave. Motivados pela Campanha, propus a criação do Conselho Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – CMPD, o qual foi criado pela Lei Municipal nº 3227/2001.

Nesse período, tomei conhecimento de diversos grupos que trabalhavam com a temática, seja na área do tratamento ao dependente químico ou na área educacional. Dentre todos os grupos, o que mais me chamou a atenção foi o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas.

O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar que oferece aulas nas unidades escolares sobre o tema da prevenção e da conscientização sobre as drogas. As aulas são ministradas por policiais capacitados, com uma metodologia dinâmica e material didático próprio.

Esse é um dos melhores exemplos de sucesso de uma política pública que precisa ser ampliada e mais valorizada. O PROERD no Estado do Rio de Janeiro possui atualmente 97 instrutores e, somente no primeiro semestre deste ano formou mais de 60 mil alunos. Estão em várias escolas de Nova Iguaçu. Há cerca de duas semanas encontrei eles desenvolvendo o trabalho na Escola Municipal  Osires Neves, no bairro Caioaba.

Esta semana haverá um grande debate na Câmara Municipal, promovido por instituições que trabalham com a temática das drogas sobre os perigos do crack. Existem várias formas de ação nessa área que merecem atenção das autoridades e o PROERD é um bom exemplo disso.

Acredito que a Prefeitura deveria estudar a possibilidade de adotar um programa de prevenção e conscientização próprio, tendo como base a experiência do PROERD, a fim de chegar a todas as escolas da rede municipal de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário