terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SUS é melhor avaliado pelos usuários, diz IPEA

O Sistema Único de Saúde tem uma avaliação melhor entre os clientes usuários do que entre aquelas pessoas que não usam o sistema. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Pela pesquisa, dentre as pessoas que experimentaram o SUS, seja para si ou acompanhando um parente, 30% acharam o serviço prestado ótimo ou bom e 27% acharam o serviço ruim ou péssimo.

Entre as pessoas que não possuem nenhuma experiência de atendimento pelo SUS, ou seja, não utilizaram o serviço ou mesmo acompanharam algum parente, 19% percebem o serviço do SUS ótimo ou bom e mais de 34% acham que o serviço é ruim ou péssimo.
Para o IPEA, a percepção diferenciada entre usuários e não-usuários, se deve, primeiro, devido ao fato do usuário se basear em sua própria experiência e os não-usuários se basearem em notícias de jornais, rádios e TV.
A pesquisa destaca ainda que, entre os usuários, os serviços com melhor avaliação são o programa Estratégia de Saúde da Família, com mais de 80% de satisfação e os programas de distribuição de medicamentos com quase 70% de aprovação.



O IPEA também pesquisou sugestões e propostas de usuários e não-usuários. Dentre os usuários a principal sugestão foi de reduzir o tempo entre a marcação e a consulta com especialistas, com 40% das citações, e entre os não-usuários a principal proposta foi aumentar o número de médicos, com 41% das citações.
Para quem quiser ver a pesquisa na íntegra, o IPEA disponibiliza o documento em sua página, www.ipea.gov.br, ou então clique aqui e vá direto ao documento.




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