quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Universidade Federal Rural de Nova Iguaçu oferece mais de 350 vagas para 2011


Campus da Universidade Rural em Nova Iguaçu

A Universidade Federal Rural possui, no Campus de Nova Iguaçu, dez cursos universitários e para 2011 a Universidade está oferecendo mais de 350 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação.

O SISU é um sistema criado pelo Governo Federal para facilitar o acesso a universidade, através das notas do ENEM. São 83 instituições universitárias, dentre elas o Campus de Nova Iguaçu.

Dentre os dez cursos oferecidos – Ciência Contábeis, Matemática, Ciência da Computação, Letras/Português, História, Letras/Espanhol, Direito, Turismo, Pedagogia e Administração, os com maior quantidade de vagas são Direito, Pedagogia e Administração, com 45 vagas.

A procura pelos cursos da Universidade em Nova Iguaçu está muito elevada, com quase 8 mil inscritos, ou seja, uma relação média de 22 inscritos para cada vaga. O curso com o maior número de candidatos inscritos é o curso de Administração. Oferecido para o turno da noite, 1448 pessoas estão inscritos. Ou seja, são mais de 32 candidatos disputando uma vaga.

Outro curso com muitos candidatos é Pedagogia onde 1097 candidatos disputam 36 vagas, cerca de 30 candidatos por vaga. O curso de Direito também apresenta grande procura com 1063 candidatos, disputando 45 vagas.

A Universidade Rural também oferece os cursos de Direito, Administração e Pedagogia em Seropédica, onde fica a sede da Universidade. Porém lá o número de inscritos é bem menor: são 766 candidatos no curso de Administração disputando também 45 vagas e 696 candidatos no curso de Pedagogia disputando 36 vagas. Já o curso de Direito tem 848 candidatos para 45 vagas, cerca de 24 candidatos por vaga.

Para Ferreirinha, a grande procura pela Universidade em Nova Iguaçu é uma demonstração do sucesso da implantação do campus universitário na cidade. “Fico ao mesmo tempo feliz, porque nossa luta iniciada em 2003, esta beneficiando muitos jovens, mas também triste pois a procura é muito superior a oferta”, afirmou.

Ferreirinha lembrou ainda que a Campanha que conquistou a vinda da Universidade para Nova Iguaçu esta sempre viva, pois há a necessidade de ampliação dos cursos e da atuação da universidade com outras atividades da área acadêmica como os programas de extensão e de pesquisa. “Vamos ainda no primeiro trimestre buscar uma reunião com o professor Ricardo Miranda, Reitor da Universidade Rural para discutir a possibilidade de ampliação dos cursos, das vagas e da áreas de extensão e pesquisa”, salientou.

Sempre é bom lembrar:
Em 2003, por iniciativa do vereador Ferreirinha, a Campanha pela Implantação de uma Universidade Pública em Nova Iguaçu, conseguiu mais de 80 mil assinaturas no abaixo assinado que foi entregue ao Presidente Lula. Em 2005, o Governo Lula liberou 8 milhões de reais para a construção de um campus para a Universidade Rural em Nova Iguaçu e, naquele mesmo ano a Universidade iniciou suas atividades na cidade, oferecendo três cursos: Direito, Matemática e Pedagogia, funcionando inicialmente na Escola Municipal Monteiro Lobato.

Coleta de assinaturas no Calçadão de Nova Iguaçu - 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário