sábado, 10 de janeiro de 2015

Dicas de cuidados nos dias de calor intenso. Cuidados com alimentação na rua. Atenção redobrada com crianças e idosos

Com a chegada do verão e o clima de férias, as altas temperaturas podem ser favoráveis não só para a diversão, mas também para o aparecimento das ‘doenças do calor’. 

 A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) indica alguns cuidados importantes para a manutenção da saúde. Alimentos têm que ser preparados para consumo imediato. Nada de comidas prontas compradas em todo lugar, principalmente na praia. Atenção ao vestuário, alimentação, hidratação e proteção da pele podem minimizar inúmeros desconfortos e problemas de saúde.

atenção com idosos e crianças deve ser redobrada nos dias de calor intenso. Tanto os idosos quanto as crianças são mais vulneráveis às altas temperaturas do verão, pois são vítimas mais fáceis de problemas como desidratação e indisposições alimentares. Não espere a criança e o idoso pedir líquidos. Ofereça regularmente água, sucos, chás, água de coco.

A diarreia também merece atenção e deve ser tratada assim que se iniciar, já que idosos e crianças podem se desidratar com muita rapidez. Para evitar a diarreia, a principal dica é lavar as mãos depois de usar o banheiro e antes de preparar os alimentos. Frutas, legumes e verduras devem ser lavados com água filtrada antes de serem consumidos.
Os sinais clássicos de desidratação são lábios e língua secos, falta de elasticidade da pele e diminuição da urina. Se apresentar esses sintomas, já comece a hidratação em casa antes mesmo de ir à Unidade Básica de Saúde, fazendo o soro caseiro.
A receita é 1 copo de água filtrada para 1 colher (sopa) de açúcar e 1 colher (sobremesa de sal)
Alimentação e roupas devem ser mais leves
Durante o verão, alguns alimentos devem ser privilegiados como as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura. Importante consumir à vontade folhas verdes e legumes, de preferência, crus.


Aos que gostam de tomar sol e pegar um bronzeado, a SBFMC diz que é necessário o uso do protetor solar, que deve ter o fator de proteção solar (FPS) escolhido em função do tipo de pele e grau de exposição ao sol. Outras medidas de proteção também são bem-vindas, como uso de chapéus ou bonés, óculos de sol, guarda-sol, camisas, entre outros.

Fonte: SBMFC/Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário