sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Aumenta o número de brasileiros que fazem exercícios físicos, diz pesquisa do Ministério da Saúde

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que 33,8% dos brasileiros adultos praticam alguma atividade física regularmente, um crescimento de 12,6% nos últimos cinco anos. Os dados foram apresentados no estudo Vigitel 2013 e indicam uma mudança no comportamento das pessoas, que estão mais atentas à saúde e preocupadas em adotar um estilo de vida mais saudável.

Entre as atividades mais procuradas, a musculação é a que mais ganhou adeptos. O percentual de entrevistados que disseram praticá-la cresceu 50% entre 2006 e 2013. Já o futebol viu os índices reduzirem 28% no período. Segundo a pesquisa, 18,97% dos adultos hoje optam pelas academias, contra 14,87% que dizem praticar futebol.

CONHEÇA NOVOS MOTIVOS PARA ADOTAR A BICICLETA

Mas de acordo com a pesquisa, a atividade física mais praticada por homens e mulheres é a caminhada, com 33,79% de preferência entre os pesquisados (em 2006 este índice era de 10% maior). Após a musculação e o futebol, aparecem com bons índices corrida (5,97%), ginástica (4,51%) e bicicleta (4,29%).

Para as pessoas que não possuem tempo para exercitar, lembre-se que pequenas atitudes podem fazer a diferença no cotidiano, como estacionar o carro um pouco distante do local a que se destina e finalizar o trajeto a pé, caminhar a pé até ao trabalho, subir pequenos lances de escada ao invés de utilizar o elevador, brincar com os filhos, dançar, andar de bicicleta, passear com o cachorro e outras atividades que possam dar alegria e prazer.

A Organização Mundial de Saúde estima que pessoas sedentárias têm entre 20% e 30% de aumento do risco de mortalidade, em especial por doenças crônicas. A Atividade física regular reduz o risco de doença cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, câncer de mama e de cólon, além de depressão.

Pelas considerações da OMS, entende-se atividade física suficiente no tempo livre a prática de, pelo menos, 150 minutos semanais de atividade física de intensidade leve ou moderada ou de, pelo menos, 75 minutos semanais de atividade física de intensidade vigorosa. Uma caminhada diária de 30 minutos já ajuda a prevenir problemas de saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário