sábado, 9 de novembro de 2013

Proteção à saúde dos animais: sábado é dia de vacinar cães e gatos em Nova Iguaçu

Neste sábado, dia 09/11, cães e gatos poderão ser vacinados gratuitamente em 170 pontos estratégicos de vacinação em Nova Iguaçu, entre postos de saúde, instituições, escolas e igrejas. A expectativa é de que mais de 100 mil animais sejam imunizados contra a doença. Será o Dia D de Vacinação contra raiva em animais.

Segundo a Superintendência de Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, a vacina é indicada para cães e gatos acima de 4 meses de idade, mesmo fêmeas que estiverem esperando filhotes ou amamentando. A contraindicação é apenas para animais que estiverem doentes, já que o sistema imunológico não responderá adequadamente ao estimulo da vacina.


Abrigos ou criadores que possuam muitos animais devem procurar o Núcleo de Vigilância de Zoonoses de Nova Iguaçu para agendar a vacinação no local, pelo telefone (21) 2668-4516. Por medida de segurança, todos os animais devem ser encaminhados aos locais de vacinação por um adulto. A imunização acontece das 8h às 17h.



A raiva é uma enfermidade causada por um vírus que acomete tanto os seres humanos quanto os animais mamíferos. As agressões pela mordida de um animal doente é a principal forma de transmissão da doença, que em seres humanos possui alta taxa de mortalidade, aproximando-se de 100%. Em Nova Iguaçu, nos últimos 10 anos, não houve registro de casos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário