quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Lula e Dilma comemoram os 10 anos do Bolsa Família e 50 milhões de famílias beneficiadas

Lançado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em outubro de 2003, o Bolsa Família – que beneficia famílias com renda mensal de até R$ 140 por pessoa - completa dez anos como o principal programa de seguridade social do país. De acordo com os dados do governo federal, o Bolsa Família contempla 13,8 milhões de famílias, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas, e já tirou 36 milhões de brasileiros da pobreza extrema.

“O Bolsa Família não é esmola, nem caridade”, enfatizou a presidenta da República, Dilma Rousseff, durante o ato de celebração dos 10 anos do Programa Bolsa Família, nesta quarta-feira (30), em Brasília. “É uma tecnologia social de distribuição de renda e de combate à desigualdade. Significa poder de decisão e direito de escolha sobre o que é melhor pra si e para a sua família.”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva relembrou a época em que o programa foi criado e as críticas à decisão do governo de não direcionar a forma como o benefício poderia ser gasto. Segundo ele, especialistas defendiam que os beneficiários fossem obrigados a gastar o recurso apenas com alimentos. “Essa crítica é uma visão extremamente preconceituosa, de que a pessoa é pobre por indolência e não por falta de oportunidade. É responsabilizar os pobres pelo abismo social que sempre houve no nosso país”, destacou. “É mais difícil vencer o preconceito do que a fome.” 

Em Nova Iguaçu, o Programa Bolsa Família atende mais de 55 mil famílias. São 187.741 pessoas, sendo 76.124 homens e 111.617 mulheres. O Programa atende também 47.598 crianças, sendo 29.046 na primeira infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário