segunda-feira, 22 de julho de 2013

Nova Iguaçu realiza 2ª Conferência Municipal de Educação

A Conferência é etapa obrigatória da 2ª Conferência Nacional de Educação, que será realizada em 2014


A Conferência Nacional de Educação (CONAE) é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

A segunda edição da CONAE será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, e terá como tema central “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração", conforme prevê o Documento-Referência (clique aqui para acessa-lo).

A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013.

O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos — profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.

A Conferência Municipal de Nova Iguaçu será realizada no próximo dia 31 de agosto (quarta-feira), de 07 às 18 horas, no Auditório da Unig.

Para fazer a pré-inscrição basta acessar o site https://sites.google.com/site/ntmnovaiguacu e preencher o formulário, até o dia 25 de julho.

Nova Iguaçu sediará também a Conferência Intermunicipal de Educação, nos dias 8 (quinta-feira) e 9 (sexta-feira) de agosto, na Universidade Estácio de Sá, Campus de Nova Iguaçu. A pré-inscrição é pelo site www.conaerj.com.br, até o dia 23 (terça-feira) de julho. Além de Nova Iguaçu, participam os municípios de Japeri, Mesquita, Queimados e Nilópolis.

Para o Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, vereador Ferreirinha (PT), esta é uma oportunidade de avaliar o trabalho e discutir propostas para ampliar e melhorar a educação pública na cidade. “Queremos discutir as questões da educação infantil, pois Nova Iguaçu é o município com o menor atendimento do Estado do Rio de Janeiro e discutir também as questões da participação popular: o fortalecimento dos Conselhos e a eleição direta para direção escolar será nosso alvo principal”, destacou Ferreirinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário