domingo, 10 de março de 2013

Grupo Maracatu Baque da Mata faz apresentação gratuita neste domingo em Nova Iguaçu


Iniciando oficialmente às atividades pós-carnaval, o Maracatu Baque da Mata se apresenta no Sesc de Nova Iguaçu, neste domingo (10/03), às partir das 16h, levando um pouco da história e da sonoridade de uma das representações culturais mais legítimas do país. O Sesc Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 10, Moquetá. A entrada para a apresentação é gratuita.

O Maracatu Baque da Mata reúne, desde 2011, amigos e percussionistas apaixonados pelo ritmo para difundir a cultura regional brasileira aliando arte às questões sociais e ambientais da região. Como a maioria das manifestações populares do país, é uma grande mistura das culturas africanas, indígenas e europeias. A batida, ou ''baque'', surgiu inicialmente de forma despretensiosa para o grupo de Nova Iguaçu. Após mergulhos em estudos e pesquisas do maracatu de baque virado de Recife, a frequência de encontros e o aumento do número de interessados em aprender instrumentos como alfaia, caixa, gonguê e ganzá, surgiram as oficinas livres. Inicialmente realizadas em local fixo, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, agora adotam modelos itinerantes realizando os ensaios em praças públicas e bairros próximos ao Centro da cidade.   

O primeiro grupo de Maracatu da Baixada Fluminense conta atualmente com 15 ''batuqueiros'', como são popularmente conhecidos os percussionistas do ritmo. O Baque da Mata acredita que é possível descobrir e incentivar a geração de novos músicos, percursionistas e dançarinos dispostos a participar com alegria e responsabilidade deste movimento - que se reconhece consciente de sua real missão: divulgar com cunho social e ecológico um dos segmentos mais ricos e plurais da cultura popular brasileira.

O show é gratuito e faz parte da apresentação da Equipe Nacional de Ginástica da Dinamarca que visita o Sesc.

Fonte: Baixadafácil

Nenhum comentário:

Postar um comentário