Rio -  Em Nova Iguaçu, a campanha eleitoral para o segundo turno segue indefinida. O candidato Nelson Bornier (PMDB) e a prefeita Sheila Gama (PDT), que concorre à reeleição, aparecem empatados tecnicamente.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Gerp, Bornier tem 42% das intenções de voto, contra 38% de Sheila. Considerando a margem de erro de 4,98 pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Se considerados apenas os votos válidos, o candidato do PMDB aparece com 53% e Sheila tem 47% | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Se considerados apenas os votos válidos, o candidato do PMDB aparece com 53% e Sheila tem 47% | Fotos: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Como 12% dos eleitores ainda não sabem em quem votar, a eleição está ainda mais indefinida — 8% declararam que não votariam em nenhum dos dois candidatos. Considerando os votos válidos, o que descarta os nulos, em branco e indecisos, o placar passa a ser de 53% para Bornier e 47% para Sheila.
A prefeita apresenta o maior índice de rejeição, com 35%, mas a de Bornier também é grande: 27% das pessoas entrevistadas disseram que não votariam nele.
A pesquisa foi feita com 404 eleitores, entre os dias 19 e 21 de outubro, e registrada no TRE-RJ sob o número 00254/2012.
Em comparação ao resultado do primeiro turno, Sheila Gama foi quem mais cresceu. Isso porque na eleição do dia 7 de outubro, ela teve 20,19% dos votos válidos e agora apresenta 47% dos votos válidos, o que representa um crescimento de 26,81%. Já Bornier teve no primeiro turno 39,05% dos votos válidos e agora tem 53%, o que representa um crescimento de 13,95%.
O maior eleitorado de Sheila está entre os eleitores mais jovens, com 16 e 17 anos, faixa em que ela chega a atingir 64% contra apenas 36% do ex-prefeito. O melhor desempenho de Bornier é na faixa dos 35 a 44 anos, quando ele atinge 46% contra 39% de Sheila.
Entre os eleitores mais idosos — com 60 anos ou mais —, os dois candidatos estão, literalmente, empatados, com 41% das intenções dos votos cada.  
Fonte: Jornal O DIA on line