domingo, 20 de novembro de 2011

Hoje é Dia da Consciência Negra!

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa consciência é capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. Honradez, retidão, conhecimento. Ou ainda, a percepção imediata da própria experiência; capacidade de percepção em geral.

O Dia Nacional da Consciência Negra, portanto, consagra e celebra a resistência do negro à escravidão e a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

Zumbi dos Palmares
É comemorado no dia 20 de novembro, para lembrar a história do principal símbolo da luta contra a escravidão no Brasil: Zumbi dos Palmares, que foi assassinado nesta data, no ano de 1695.


Sabemos que a consciência negra precisa estar no nosso dia-a-dia, combatendo a discriminação e o preconceito e buscando contribuir para conquistarmos uma sociedade com igualdade racial e respeito a diversidade. Mas hoje é dia de comemoração. Para isso, selecionamos alguns vídeos para celebrarmos e fortalecer nossos espíritos.

O primeiro vídeo conta a história de Carolina Maria de Jesus. O segundo conta a história de Solano Trindade. Ambos escritores brasileiros. Os vídeos fazem parte da série Heróis de Todo Mundo, produzidos pelo Projeto A Cor da Cultura, do Canal Futura, do Ministério da Educação, da Fundação Roberto Marinho, da Petrobrás, do CIDAN – Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro e da SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.





O terceiro vídeo é uma produção da UNICEF e faz parte da Campanha Por Uma Infância sem Racismo.


Por fim, vamos assistir Dona Ivone Lara cantando “Um Sorriso Negro”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário