sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ferreirinha propõe a criação do Arquivo Público Municipal

Galpão que serve de depósito dos documentos públicos da
Prefeitura de Nova Iguaçu
Você sabe onde são guardados os documentos públicos produzidos pelos Poderes Legislativo (Câmara Municipal) e Executivo (Prefeitura) de Nova Iguaçu? A lista de documentos é extensa: são plantas, mapas, projetos arquitetônicos, relatórios, fichas funcionais, processos administrativos e financeiros, fotografias, cartazes, entre outros.

Atualmente, este importante acervo encontra-se em dois espaços: os documentos da Câmara Municipal estão arquivados em uma sala da própria sede da Câmara. Já os documentos da Prefeitura ficam espalhados nos órgãos de origem ou armazenado e empilhado em um galpão na Av. Amaral Peixoto.

Com o objetivo de proporcionar um espaço adequado para a guarda, preservação e difusão do patrimônio documental dos poderes públicos municipais, o vereador Ferreirinha apresentou Indicação Legislativa sugerindo a prefeita a criação do Arquivo Público Municipal.

O arquivo da Câmara Municipal fica em sua sede
Segundo o vereador, a criação do arquivo é uma garantia para a preservação do patrimônio e também um facilitador para a promoção da pesquisa e da divulgação da história de Nova Iguaçu. “Atualmente o patrimônio documental da cidade esta correndo grande risco de sofrer perdas irreparáveis. A criação do Arquivo Público é uma garantia de salvação para este patrimônio histórico de nossa cidade”, afirmou o vereador.

A criação do Arquivo Público, ainda segundo Ferreirinha, tem o objetivo de ampliar o acesso de pesquisadores e estudantes. “Poderemos juntar os documentos da Prefeitura e os documentos da Câmara Municipal, atualmente guardados em situação muito melhor que os documentos da Prefeitura e também juntar os documentos de arquivos privados, como jornais, instituições e acervos particulares, formando um grande acervo da nossa história”, salientou.

Galpão do Estação Bairro-Escola, atrás do Restaurante
Popular está subutilizado
Na Indicação, Ferreirinha propõe ainda a utilização do prédio do Estação Bairro-Escola. Um imóvel do patrimônio histórico da cidade, localizado próximo ao Restaurante Popular e que está subutilizado. “Ali foi um armazém de laranja nas décadas de 1930 e 1940. Sofreu uma reforma para abrigar atividades do Programa Bairro-Escola. Porém, atualmente está subutilizado”, explicou.

Para conhecer a íntegra da Indicação Legislativa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário