terça-feira, 26 de julho de 2011

Papo Rápido com Aline Gualberto

A professora Aline, ou simplesmente “Tia Aline”, como é chamada por suas alunas da ginástica é uma entusiasta da ginástica para terceira idade. Além de dar aulas, ela é a coordenadora do Projeto Movimento e Vida que possui oito núcleos de ginástica, dois de dança do salão e um de escola de futebol.

Prof. Aline entre o vereador Ferrerinha e o prof. Cauê
Quais os principais benefícios da ginástica para as mulheres e para as pessoas da terceira idade?

Praticar exercícios físicos é muito importante para qualquer indivíduo, pois esta comprovado cientificamente que o sedentarismo é prejudicial à saúde. Vou sugerir alguns exercícios e seus benefícios
Caminhada – uma ótima opção para se iniciar a atividade física. Assim podendo ser praticada por idosos, obesos, hipertensos e outras pessoas.
Ginástica – traz uma melhora na amplitude dos movimentos.
Dança – uma arte dos movimentos, dos gestos expressivos e ritmos que contribuem para a integração e a criatividade dos idosos. Além de ajudar cognitivamente e afetivamente.
Alongamento e relaxamento – são fundamentais para melhor desenvolvimento psicomotor e físico.

Existe algum cuidado especial para a prática da ginástica?

Sim. Todos nós sabemos que a prática do exercício é fundamental para a saúde e que antes de se iniciar qualquer atividade recomenda-se fazer uma avaliação médica, procurar um professor de educação física qualificado, usar roupas adequadas e se hidratar, ou seja, beber muita água, antes, durante e após os exercícios.

Comandando o alongamento no debate sobre mulher
A maioria das pessoas que participam das aulas de ginástica do Projeto Movimento e Vida são mulheres idosas. Por que as idosas têm buscado o exercício físico? Existe relação entre a ginástica e auto-estima?

Pois nos últimos tempos, os idosos estão procurando cada vez mais os grupos de atividade física, não só por recomendações médicas, mas também pro acreditarem que nessa fase eles precisam mais do que nunca estar de bem com a vida. Até porque ao praticarem atividades físicas irão buscar mais contato e, por conseqüência, uma maior integração social. Que é um dos fatores relevantes. O mesmo acontece com o lado sócio-afetivo, físico e cognitivo. Assim, contribuindo para uma boa qualidade de vida.

O Projeto Movimento e Vida possui oito núcleos de aulas de ginástica, somando cerca de 700 pessoas participantes. Quais os principais desafios e conquistas do projeto?

Com o Núcleo de Ginástica do Centro - Pç. S. Dumont
O Projeto Movimento e Vida tem crescido graças ao empenho voluntário de diversas pessoas, tanto na divulgação do projeto como na sua organização. Acredito que esta seja nossa principal conquista: ganhar para o projeto e para nossas amizades diversas pessoas, seja com as atividades de ginástica, seja com as atividades de confraternização que fortalecem os laços de fraternidade que buscamos cultivar.
O desafio do projeto é crescer e se manter. O apoio do vereador Ferreirinha é fundamental para a manutenção do projeto, assim como a colaboração dos nossos parceiros. Existem diversas pessoas nos convidando para iniciar o projeto em seus bairros, precisamos e chegaremos nesses locais, eu acredito.

Deixe uma mensagem para quem ainda não iniciou fazer ginástica.

Minha mensagem tem apenas sete letrinhas: COMECEM! Ginástica faz bem para o corpo e para a alma. A preguiça só aparece no início, depois, com o passar das semanas, ela vai embora e fica somente a satisfação do bem-estar. Aproveito para convidar aquelas e aqueles que desejarem seguir a mensagem a participar de nosso projeto. São oito núcleos de ginástica – Centro, Caonze, Prata, Cobrex, Dom Rodrigo, Palhada, Cabuçu e Marapicu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário