terça-feira, 5 de julho de 2011

Papo Rápido com Alexandre Britto

Conhecido como Xandão, Alexandre Britto foi eleito, em maio, presidente do PT, pelo Diretório Municipal de Nova Iguaçu. É terceira vez que Xandão exerce a presidência do PT iguaçuano. Xandão que já foi Secretário no Governo Lindberg, iniciou sua militância na juventude do partido onde formou e coordenou o Coletivo Municipal de Juventude. Com mais de 15 anos de filiação, Xandão é um dirigente partidário experimentado que esteve na executiva do PT nos momentos em que o mesmo obteve significativas vitórias do ponto de vista eleitoral.

Estamos a pouco mais de um ano das eleições municipais de 2012. Como o PT esta se preparando para mais esta eleição?

Estamos desde o início do ano recebendo os pré-candidatos e pré-candidatas a vereador. Nossa intenção é montar uma nominata representativa que contemple todas as regiões e setores de nossa cidade. Queremos ampliar nossa participação na Câmara Municipal novamente, temos feito isso de forma consecutiva tínhamos um vereador em 2000, avançamos para dois nas eleições de 2004 e três em 2008, é possível chegarmos a 4 nas próximas eleições. 

O Partido pretende ter candidatura própria para Prefeito?

É fundamental para um partido como o PT disputar todos os espaços de poder na cidade e a prefeitura é o mais representativo. Temos o capital político necessário para lançarmos uma candidatura, qual sejam os nomes para essa disputa e o lastro social e político representado pelo apoio de figuras políticas como o Senador Lindberg, nosso ex-prefeito e nossa bancada de Deputados Federais e Estaduais. No entanto, hoje somos da base de apoio do Governo Municipal e como tal nosso projeto deve estar casado com a definição da prefeita no que se refere a sua candidatura.

Então o partido pode coligar-se?

Obtivemos importantes vitórias eleitorais com uma política de alianças ampla, tanto no Brasil com Lula duas vezes e com Dilma, quanto em Nova Iguaçu. Defendo que o partido lidere o processo eleitoral de 2012, seja lançando candidatura própria, seja buscando um arco de alianças que signifique eleger um aliado que possa contribuir no sentido de agregar mais forças para disputarmos as eleições de 2014. O que não podemos é abrir mão de nosso papel nesse processo. Com unidade interna creio que conseguiremos.

O Congresso Nacional poderá aprovar uma reforma política que valerá para as eleições de 2012. Dentre as mudanças propostas, quais as positivas e as negativas?

O financiamento público de campanha, sem dúvida fortalecera os partidos e impedirá que interesses econômicos nebulosos alterem de forma radical as eleições. O negativo é não termos ainda partidos com a democracia e transparência que o PT tem, o que seria fundamental para aprovarmos o voto em lista. Estou convencido que esse instrumento aprimoraria nossa democracia.

O PT nacional esta discutindo uma ampla reforma do estatuto partidário. Quais os principais pontos da reforma?

Nosso partido cedeu à tentação e absorveu alguns maus hábitos das eleições normais: a despolitização das disputas, a filiação sem o menor critério político, apenas para a construção de “maiorias”, o abuso do poder econômico, entre outros. Acredito que a comissão que tem preparado a reforma do Estatuto do PT tem encontrado propostas bastante razoáveis no sentido de combater esse mal e transformar nosso PED (Processo de Eleição Direta) em um momento em que realmente petistas possam escolher de forma direta, baseado no acumulo de seu entendimento político, quem dirigirá o partido.

3 comentários:

  1. Nosso momento no Brasil não deixa dúvida, que o Partido dos Trabalhadores, está desenvolvendo a vida de quem mais precisa e muitas das vezes este fora da agenda do país, seja no governo do Sarney, Collor e FHC o povo este longe do palácio do planalto, com a eleição de LULA abertura de programas fundamentais para o desenvolvimento das classes E, D e C como Bolsa Família e Pró-UNI e Pro-joven entre outros possibilitaram que mais de 30 milhões fosse para a classe média, e NOVA IGUAÇU não foi diferente LINDBERG possibilitou que bairros com Palhada, Laranjeiras, Cabuçu Nova Era, Miguel Couto e muitos outros fossem urbanizados e saneados, o bairro _escola uma Revolução na Educação e A Universidade UFRRJ é uma das maiores vitórias que Nova Iguaçu já teve em toda sua história, sendo assim e necessário que o PT tenha candidatura Própria para Prefeito em 2012, e um fortalecimento da banca de vereadores com novos nomes e articulações em temáticas que possibilite dias melhores para nossa Cidade!

    ResponderExcluir
  2. Xandão participou diretamente das principais decisões do PT nos últimos anos...uma delas, foi o de defender e acreditar no Projeto Lindberg Prefeito de Nova Iguaçu..foi uma das primeiras pessoas a aderir essa política que deu certo, tanto para o PT como para a cidade.
    O desafio do nosso presidente e dos demais companheiros para 2012 é grande.
    Acredito no Xandão, um grande homem com grandes idéias que vai dar um rumo certo para que o PT não vire refem de uma política pequena em troca de meia dúzia de cargos.

    ResponderExcluir
  3. Xandão já era pra ter um cargo eletivo, já era pra ser um vereador de nossa cidade, pelas idéias e boas intenções mas ele prefere trabalhar nos bastidores o que faz muito bem diga-se de passagem, nessa sua terceira vez como presidente do nosso partido desejo-lhe toda a sorte do mundo poís só isso lhe basta já que competência você comprovadamente já tem.
    Abraço irmão.

    ResponderExcluir