terça-feira, 24 de maio de 2011

Papo Rápido com Maria Moreira

Ela é uma senhora, mãe de Adriana e avó de Marina e Daniela. Fosse isso, seria somente mais uma respeitável cidadã iguaçuana. Mas Maria Moreira é muito mais: ela é também uma das principais lideranças sociais de Nova Iguaçu. Na década de 1990 participou da fundação do Centro Comunitário São Sebastião de Vila de Cava, sendo a primeira presidente. Anos mais tarde, assumiu a presidência da Associação de Moradores do bairro Rancho Fundo, dando origem a um dos principais trabalhos comunitário da região. Em 1997, liderou a implantação do Conselho Tutelar de Vila de Cava, sendo sua primeira presidente. Participou de dois encontros que marcaram sua história de vida: Em 1997, a convite do CECIP, participou do encontro do Comitê Católico contra a Fome e pelo Desenvolvimento – CCFD, realizado em Paris, França. Quatro anos depois, em 2001, foi uma das representantes da Diocese de Nova Iguaçu no 10º Encontro das CEBS, realizado em Ilhéus, Bahia.

Atualmente, Maria Moreira está Secretária adjunta da SEMASPV, onde coordena a realização de Ações Sociais da Prefeitura.

Você está na Secretaria de Assistência Social desde o início do governo Lindberg, atuando na realização de ações sociais. Qual a sua avaliação deste trabalho?

Este setor tem uma grande responsabilidade, porque além das Ações Sociais que implantamos desde março de 2005. Também encaminhamos os cidadãos e cidadãs, que nos procuram para expedição de documentos diversos, garantindo isenções de várias taxas, e ainda, devido nossa longa trajetória e experiência, buscamos orientar as pessoas nas mais diversas situações, especialmente as mulheres, sempre as mais vulneráveis.

O setor que você coordena concede a isenção de taxa para expedição de vários documentos. Quais são eles?

Concedemos isenção de taxa para 2ª via de certidão de nascimento, casamento, óbito, identidade. Além disso, concedemos também declaração do idoso para viagem interestadual, encaminhamos para sepultamento gratuito e casamento civil gratuito.




Além de coordenar este setor da SEMASPV, onde mais você atua?

Atualmente me desdobro em diversas frentes. Não consigo ficar parada, vendo as coisas por fazer. Tenho me dedicado aos conselhos municipais. Faço parte do Conselho Municipal de Assistencial Social, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, no qual sou a vice-presidente. E ainda participo de organizações da sociedade civil. Sou membro do Conselho Gestor do Centro Comunitário São Sebastião de Vila de Cava, instituição que ajudei a fundar em 1990. Sou presidente da Associação de Moradores de Rancho Fundo e atuo em diversas frentes na Igreja Católica, tanto na Comunidade de São José Operário, em Rancho Fundo, quanto na Paróquia de São Sebastião de Vila de Cava.

Após tantos anos de militância sociais e comunitária e de atuação a frente de um importante órgão do governo municipal, quais são seus sonhos?

Nunca deixo de sonhar, por acreditar que não morremos quando perece o corpo físico, mas sim quando não sonhamos mais.
Meu principal sonho seria ver um mundo mais justo e igualitário. Onde o coletivo falasse mais alto, onde o “EU” fosse um mero acaso. Onde as pessoas fossem vistas pelo ser humano que é (imagem e semelhança de Deus) e não pelo status, dinheiro e poder. Que as crianças tivessem as mesmas oportunidades e pudessem escolher livremente o caminho a trilhar e que a sociedade atingisse a maturidade suficiente para não ser movida a politicagem e que acreditassem na Política verdadeira. Mas não sou inocente, para isso nosso País tem muitos avanços a fazer e para muitos não é interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário