terça-feira, 22 de março de 2011

“A TERRA É UM ORGANISMO VIVO, NÓS SOMOS PARTE DELE”


Entrevista feita com Leonardo Boff ao jornal O Dia, publicado em 21/03/2011

 
Em seus livros, o teólogo e ex-frade Leonardo Boff não se cansa de alertar para o esgotamento do nosso planeta. Para ele, a Terra tem que ser libertada de um tipo de desenvolvimento que ele compara a um cativeiro. No momento em que desastres naturais assustam o mundo, Boff enfatiza a necessidade de ser refletir sobre os rumos da expansão econômica.

-- Nosso planeta está no seu limite?
-- Instituições que estudam o estado global do Planeta confirmaram: a Terra ao agüenta mais. Nós consumimos 30% mais bens e recursos do que ela pode repor. Se continuarmos neste ritmo, em 2050 precisaremos de três planetas como o nosso.

-- A humanidade precisa mudar o quê?
-- Temos que mudar nosso modo de produzir, de repartir e de consumir. Isto, para que a Terra possa continuar a nos dar tudo o que precisamos para viver. Os 20% mais ricos se apoderam de 82,4% de todas as riquezas da Terra e os 20% mais pobres ficam apenas com 1,6%. Isso não pode continuar.

-- Uma visão mais espiritual nos ajudaria a cuidar melhor do planeta?          
-- Existe uma tendência da ecologia, chamada ecologia profunda ou integral, que vê a Terra não como um baú de recursos a ser explorado, mas como um superorganismo vivo que se autoregula. Nós somos a parte consciente e inteligente do planeta. Essa consciência de que a Terra é viva, é mãe e que somos parte dela nos ajuda a ser benevolentes. Isto é fundamental se quisermos evitar uma catástrofe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário