quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Palestra de Frei Betto lota auditório do Cenfor em Nova Iguaçu. Ferreirinha e Lindberg prestigiaram o evento

O feriado deste dia 15 de novembro foi de muita reflexão em Nova Iguaçu. Com um auditório completamente lotado, cerca de 250 pessoas participaram de um encontro com o escritor e teólogo Frei Betto que discorreu sobre o tema "Caminhos para uma Igreja em saída", trazendo à reflexão os desafios impostos pela realidade do Brasil atual, a partir de uma espiritualidade libertadora, partindo de uma provocação social do Papa Francisco.O evento foi promovido pelo Iser Assessoria - Comissão CEBs do Regional Leste 1.  

Durante a palestra, Frei Betto sinalizou que, embora importante, as eleições do próximo ano, não podem ser vistas como a forma para o país sair da crise:
Veja bem, não é nem achar que as eleições do ano que vem vão resolver tudo o que está aí. Não vão.  Eu não deposito as minhas esperanças, as minhas fichas todas nas eleições de 2018. Nós temos que pensar mais em longo prazo. Elas são importantes, sem dúvida. Mas, o mais importante é fazer o que, nos últimos anos, nós deixamos de fazer. Fortalecer os movimentos sociais (…) É daí que vem. O poder Popular.”
Frei Betto respondeu à questão de qual deve ser o papel da “Igreja em Saída” proposta pelo Papa diante da crise política brasileira. Para ele, isso deve acontecer de duas formas: denunciar e, para não ficar apenas na denúncia, ir em busca do “anúncio”. Ele explica:
O que é o anúncio? É fortalecer os movimentos sociais. Esse é, a meu ver, o papel número um, hoje, de todo mundo, que tem sede e fome de Justiça, que quer mudar esse país, que quer o Brasil melhor, etc.. Fortalecer os movimentos sociais“.
O evento contou com a presença do vice-prefeito de Nova Iguaçu Carlos Ferreira, o Ferreirinha, do senador Lindberg Farias, do deputado federal Luiz Sergio e do ex-deputado estadual Robson Leite. A acolhida foi feita pelo padre Marcus Barbosa e por Dom Luciano Bergamim,  bispo da Diocese de Nova Iguaçu.
Fontes: Blog Marcelo Auler e Eventbu






Nenhum comentário:

Postar um comentário