quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Sim, é possível montar uma administração pública moderna e eficiente

Artigo do prefeito eleito Rogério Lisboa

Em tempos de uma compreensível desilusão do cidadão com a política, fica cada dia mais difícil às pessoas de bem crer em uma administração pública moderna e eficiente. Mas podem acreditar. É possível.

O primeiro passo é o mais óbvio. Ser absolutamente rigoroso no combate à corrupção. Tolerância zero para tal prática, deixa um aviso claro de que não terão vez os que ainda pensam em tirar vantagens no trato direto ou indireto com a coisa pública. 

Outro ponto importantíssimo é acabar de vez com o loteamento de cargos. Cada atividade deve ser exercida por profissionais capazes de desempenhar o melhor papel para a cidade, independentemente de suas matizes partidárias.

Postos de saúde, escolas ou secretarias não pertencem a  vereadores, aliados e, tampouco, ao prefeito. Pertencem à população que através de seu impostos custeiam a máquina pública e a ela - a população - o poder público deve prestar contas permanentes e transparentes.

Não menos importante para que se atinja um grau de excelência na gestão pública é o diálogo constante com a população.

Só através do contato frequente, da visita aos bairros e de manter sempre olhos e ouvidos abertos, um administrador pode tomar decisões corretas, de acordo com as demandas reais do povo de sua cidade.

Já ficou para trás o tempo em que um prefeito era um ser inatingível, trancado em um gabinete, cercado por gente cuja as únicas funções eram de blindá-lo da realidade.

Em tempos de crise, otimizar recursos e aprofundar relações entre governantes e contribuintes consiste em melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas que nos tornamos responsáveis ao assumir um cargo de tamanha relevância.

É assim, desta forma, que estamos prontos para tirar Nova Iguaçu da profunda crise ética, administrativa e financeira em que se encontra hoje e colocá-la novamente nos trilhos do desenvolvimento que nossa gente merece.

*Rogério Lisboa, prefeito eleito de Nova Iguaçu-RJ.


Um comentário: