quarta-feira, 8 de abril de 2015

EncontrArte - Câmara aprova título de utilidade pública

Vereadores da Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovaram na sessão plenária de ontem o Projeto de Lei nº 017/2015, de autoria do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), que reconhece o ENCONTRARTE - Qualidade de Vida Através da Arte, como uma organização de utilidade pública. Após receber parecer favorável das comissões técnicas da Casa Legislativa, o projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes à sessão. O reconhecimento facilita a participação nos editais de cultura, parcerias e convênios com o poder  público.

Surgido no ano de 2002, o ENCONTRARTE conseguiu ao longo desses anos ver cumpridas suas principais metas prioritárias: 1) Formar platéia para o Teatro, tanto entre crianças e jovens estudantes, quanto em adultos, criando assim o hábito de ir ao teatro; 2) Consolidar um núcleo de produção teatral tanto na Baixada Fluminense quanto no interior do Estado do Rio de Janeiro; 3) Ampliar o mercado de trabalho para artistas e técnicos em artes cênicas e, principalmente, possibilitar ao público a oportunidade da fruição de espetáculos teatrais de qualidade, provenientes de várias partes do Brasil, com foco especial naqueles produzidos na própria região. 

Neste mesmo ano, uma emenda dos vereadores Ferreirinha e Fernando Cid, no valor de R$ 8 mil  foi aprovada na Lei Orçamentária, possibilitando o início de um grande trabalho cultural em Nova Iguaçu e na Baixada.
MAIS SOBRE O ENCONTRARTE

A exatamente 13 anos atrás, surgia na Baixada Fluminense, mais especificamente no município de Nova Iguaçu, o 1º Encontro de Artes Cênicas da região. Mesmo sabendo da dificuldade que seria realizar um evento desse porte em uma região ainda árida em questões de incentivos culturais, a iniciativa dos cinco produtores e realizadores do evento, Claudina Oliveira, Éverton Mesquita, Fábio Mateus, Mário Marcelo e Tiago Costa se concretizou.
– Acreditamos que o EncontrArte ajuda atores, produtores e diretores não só da Baixada, mas também de todo o estado do Rio, uma vez que ele aceita inscrições de grupos de todos os municípios. Nosso projeto foi montado visando movimentar o mercado dos espetáculos no estado como um todo - conta Claudina Oliveira.
O evento tem a missão de proporcionar Arte e Cultura para o público das regiões mais encarecidas, facilitando assim a inclusão e o entretenimento com espetáculos variados de diversas companhias teatrais, apresentações circenses e outras formas artísticas. O EncontrArte acaba por se consolidar como um dos movimentos culturais mais expressivo e esperado pela população, trazendo ilustres companhias e colocando cada vez mais os indivíduos em contato direto com a arte.
O evento também se consolida como um importante espaço de troca de temas de interesse para a categoria, assim como ocorreu em 2004 quando Gilberto Gil (ministro da cultura) criou pontos de cultura durante o evento. Pela sua ação em prol da democratização do acesso a cultura, o EncontrArte ganhou os Prêmios Cultura Nova Dez do Governo do Estado em 2004; Prêmio Baixada (2005); Homenagem especial no 7º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias em 2010 e o Prêmio Adalberto Cantalice , em “Qualidade de Gestão” (2011).
Em todas as edições, o movimento fez questão de reverenciar e homenagear artistas importantes já falecidos, como Claudio Correa e Castro, Marcos Mireli e Sylvio Monteiro.
Artistas de renome nacional como Norma Geraldy, Stephan Nercessian, Milton Gonçalves, Lupy de Gigglioti, Tonico Pereira e Ruth de Souza dividiram o palco com atores da região como Celso Mosciaro, Rafael Gomes, Iolanda Brazão, Vanderlei Galvão, entre outros.
Como é um evento direcionado à inclusão de pessoas, todas as apresentações são gratuitas e espalhadas por teatros de Nova Iguaçu como o Teatro do Sesc e Teatro Sylvio Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário