segunda-feira, 2 de março de 2015

Postos de saúde de Nova Iguaçu vacinam meninas entre 11 e 13 anos de idade em parceria com o Ministério da Saúde

Meninas entre 11 e 13 anos poderão receber a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) a partir desta segunda-feira, dia 2 de março, em todos os postos de saúde de Nova Iguaçu. A campanha de vacinação faz parte do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e tem objetivo de prevenir o câncer do colo do útero, segundo tipo de câncer que mais causa morte de mulheres no Brasil. Este ano, a novidade é que a vacina também estará disponível para mulheres entre 9 e 26 anos portadoras do HIV.

A vacina será aplicada em três doses nas meninas que tenham nascido entre 1 de janeiro de 2006 e 31 de dezembro de 2006, a segunda deve ser ministrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após o início do esquema vacinal. Nova Iguaçu já recebeu a primeira cota de vacinas com 14.500 doses.

“O câncer de colo do útero é uma das principais causas de mortes em mulheres no nosso país. A Vacina contra o HPV é um avanço para a redução dessa estatística, por isso, é fundamental que todos os responsáveis levem suas filhas às unidades de saúde ou autorizem a aplicação da vacina nas escolas.Vale frisar que é necessário tomar as três doses para que a vacina tenha o efeito esperado”, explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Para alcançar um maior número de adolescentes, a partir da segunda-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação estabeleceu um calendário para disponibilizar as vacinas nas escolas da rede. Uma equipe itinerante vai percorrer as unidades escolares para imunizar as meninas que tenham a autorização por escrito dos responsáveis.

Fonte: Noticias de Nova Iguaçu

Nenhum comentário:

Postar um comentário