terça-feira, 17 de março de 2015

Universidade Pública e o Desenvolvimento da Baixada' foi tema da abertura do ano letivo do Campus da Universidade Rural em Nova Iguaçu. Ferreirinha participou da mesa de debates

Aconteceu ontem (16 de março) o inicio do ano letivo de 2015 no Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – IM-UFRRJ.

A aula inaugural foi um painel com tema: “A universidade pública e o desenvolvimento da Baixada Fluminense”.

Coordenado pelo Diretor do Instituto, professor Alexandre Fortes, o painel teve a participação do rapper Dudu de Morro Agudo, coordenador do Movimento Enraizados e integrante da Casa Fluminense, do vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, do professor Adriano Oliveira Rodrigues, do Departamento de História e Economia do IM-UFRRJ e o ambientalista Helio Vanderlei Coelho Filho, coordenador da ONG Onda Verde.

De acordo com o professor Alexandre Fortes, o objetivo do tema na aula de abertura do ano letivo foi aproximar a universidade dos movimentos sociais da Baixada Fluminense levando para a academia as questões e demandas da sociedade.

Ferreirinha, em sua exposição, lembrou da luta para conquistar a universidade em Nova Iguaçu, iniciada em 2003, que envolveu diversas instituições sociais e coletou mais de 100 mil assinaturas em um abaixo-assinado que foi entregue ao Presidente Lula.

Além disso Ferreirinha apresentou alguns temas que afligem a sociedade na Região da Baixada Fluminense e que merecem a atenção e envolvimento da comunidade acadêmica, tais como a mobilidade urbana, a segurança pública, a cultura e a educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário