terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PT 35 anos: Estes filhos teus não fogem a luta

Hoje o Partido dos Trabalhadores completa 35 anos de fundação.
Uma data importante, pois nosso partido, o maior do Brasil e da América Latina, tem demonstrado em todos esses anos grande capacidade de transformação da democracia e do Brasil.

Vivemos um momento de grande embate com as forças políticas conservadoras de nossa sociedade, representadas, sobretudo pela grande mídia, pelo setor financeiro e pelos partidos de oposição.

Entretanto, sabemos da importância das ações do PT e do nosso Governo para as mudanças que estão vencendo as desigualdades do Brasil.

Mais que comemorar, temos, na história de lutas e vitórias do PT, motivo de orgulho e de forças para os desafios que temos pela frente. Um deles é fazer a Reforma Política que defendemos.

Abaixo, leiam o artigo do Presidente Lula sobre os 35 anos do PT e assistam o vídeo de convocação para o Dia Nacional de coleta de assinaturas pela Reforma Política.



35 ANOS DE LUTA PARA TRANSFORMAR O BRASIL

Quantos partidos políticos chegaram aos 35 anos de existência com uma trajetória de lutas e conquistas tão rica como a do Partido dos Trabalhadores? Poucos, certamente. E quantos partidos no Brasil, tendo conquistado o governo, conseguiram transformar de maneira tão intensa a realidade social, econômica e política em nosso País? Sem dúvida, nenhum como o PT.

Durante muito tempo ainda os historiadores, cientistas políticos e sociólogos vão se debruçar sobre a trajetória do PT. Tentarão explicar como esse partido, nascido à margem das estruturas tradicionais, marcou de forma tão profunda o modo de fazer política no Brasil. Como contribuiu para ampliar o diálogo entre as forças populares na América Latina, e revigorar o debate no campo socialista e democrático ao redor do mundo.

Sem demérito dos demais partidos de esquerda, uma das características que diferenciam o PT está na sua origem: nos sindicatos combativos, movimentos sociais e comunidades de base, com a contribuição de intelectuais e militantes comprometidos com a transformação democrática das relações econômicas e sociais.

Essa conjunção de forças se deu num momento de lutas pela Democracia, pela livre organização dos trabalhadores e por melhores condições de vida para a população brasileira. O PT foi forjado na luta e nasceu para fazer as grandes transformações.

O PT foi protagonista da criação da CUT, concretizando a autonomia da organização sindical. Lutou até as últimas consequências na campanha pelas Diretas-Já. Levantou a bandeira da Assembleia Constituinte, na qual defendeu o reconhecimento e ampliação dos direitos sociais, no rumo de um estado de direito verdadeiramente democrático para as camadas mais amplas da população.

O PT participou da constituição dos movimentos sociais autônomos mais importantes do Brasil. Esteve presente nas lutas por melhores salários, pela reforma agrária, pelos direitos das mulheres, dos negros, dos indígenas, das pessoas discriminadas por sua opção sexual, pelos direitos humanos, contra a impunidade e a corrupção.

A legitimidade do PT foi construída nas instituições e nas ruas, simultaneamente. Nesses 35 anos, tivemos líderes que deixaram sua marca na história política do país – muitos dos quais já não estão mais entre nós. E tivemos, sempre, uma extraordinária militância, que nenhum outro partido tem igual, e que demonstrou sua capacidade nos momentos mais difíceis.

É das mais profundas raízes sociais que provém a seiva dinamizadora do PT. Foi o que nos permitiu, em pouco mais de 20 anos de existência, chegar à Presidência da República pelo voto democrático da população, tendo vencido, até aqui, quatro eleições presidenciais consecutivas. E é exatamente por isso que somos tão violentamente combatidos pelas forças conservadoras.
A tarefa de refletir sobre a trajetória do PT – sobre nossos acertos e erros – não pertence apenas aos meios acadêmicos, mas ao conjunto dos militantes sociais e atores políticos do campo popular. Essa reflexão coletiva, ao mesmo tempo engajada e crítica, é essencial para avaliar os avanços, corrigir os desvios e renovar as ligações vitais do partido com a sociedade.

Esta publicação sobre os 35 anos do PT chega ao público num momento especial, em que o partido e os nossos aliados enfrentam talvez seu maior desafio: como avançar com as grandes transformações, numa conjuntura em que as forças do atraso se lançam na desqualificação da política como instrumento da mudança. E se lançam com virulência contra o PT, tentando criminalizar um partido que é legítimo ator democrático.

Para toda uma geração de jovens brasileiros, que cresceram num país melhor, com oportunidades que foram negadas a seus pais e avós, é importante saber como o PT, os aliados e o povo brasileiro construíram esse novo Brasil. Não devemos esperar que nos perguntem como era o País do autoritarismo ou no tempo do neoliberalismo. Somos nós que temos a obrigação de contar a eles a história que vivemos.

Com esta publicação, a Fundação Perseu Abramo contribui, mais uma vez, para o resgate dos fatos históricos e para o aprofundamento do debate político atual. Desejo a todos uma boa leitura, uma boa reflexão e, principalmente, que possam participar da construção do futuro do PT e do nosso País.

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente de Honra do Partido dos Trabalhadores






Nenhum comentário:

Postar um comentário