sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Cuidados no carnaval: Evite voltar da folia com uma Doença Sexualmente Transmissível. Use camisinha!

O Carnaval é, para muitos, um momento apoteótico, esperado durante o ano inteiro. Pulando atrás do trio elétrico ou descansando nas praias ou no campo, porém, é preciso atenção com a saúde. Está é considerada uma das épocas mais favoráveis para a disseminação das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Com o uso de álcool e de drogas, comuns durante o carnaval, as pessoas ficam mais dispostas ao sexo casual quando estão descontraídas em lugares muito movimentados. E grande parte acaba cedendo ao impulso e não usa preservativo. 

O cenário é ainda mais perigoso para as mulheres. O próprio corpo feminino facilita o desenvolvimento de infecções. As mulheres são mais vulneráveis tanto ao contágio de doenças, quanto à gravidez. Ela tem muito mais possibilidade de infecção do que o homem porque o aparelho genital interno favorece isso. Além dos fatores fisiológicos, há também as barreiras culturais. A não-popularização da camisinha feminina, por exemplo, torna as mulheres ainda mais vulneráveis na hora de exigir o uso do preservativo. 

Ao contrário do que muita gente pensa, as Doenças Sexualmente Transmissíveis podem trazer vários riscos para a saúde. Entre eles estão: esterilidade, aborto, nascimento de bebês prematuros com problemas de saúde, deficiência física ou mental, alguns tipos de câncer e até a morte. Uma pessoa com DST também tem mais chance de contrair outros males, inclusive a Aids. 

O que é: As doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas como DSTs, são transmitidas principalmente pela relação sexual vaginal, oral ou anal, através do contato dos órgãos sexuais com a lubrificação vaginal ou com o sêmen. 

Principais DST’s: Candidíase, gonorréia, clamídia, hepatite B, Herpes, Sífilis e Tricomoníase, Aids, entre outras. 

Principais sintomas: Corrimentos abundantes, amarelados ou esverdeados na vagina ou pênis, mau-cheiro nos órgãos genitais, coceiras, feridas, verrugas ou bolhas na virilha, vagina, saco ou pênis, além do ardor ao urinar e dor durante as relações sexuais. 

Tratamento e prevenção: Os tratamentos para as conseqüências causadas pelas doenças sexualmente transmissíveis variam de acordo com cada caso. Quando detectadas logo no início, o tratamento medicamentoso traz bons resultados. Quando o estágio está mais avançado, o prognóstico vai depender da extensão ou da localização da lesão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário