sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Governo Dilma lança novo edital do Mais Médicos

Nova Iguaçu pode inscrever-se
 para receber médicos do Programa.

Os médicos brasileiros poderão
 se inscrever até dia 29 de janeiro.

Médicos estrangeiros somente poderão se
 inscrever a partir de maio.

O Ministério da Saúde anunciou ontem, dia 15, uma nova versão do Programa Mais Médicos. A partir de hoje (16) e até o próximo dia 29 estarão abertas as inscrições para os médicos brasileiros que querem participar do programa.

O edital, publicado hoje, relaciona também os 1.500 municípios que poderão reivindicar a inclusão no programa para receber os médicos. O município de Nova Iguaçu esta incluído na relação, porém depende de adesão do Prefeito, que terá até o dia 28 de janeiro para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa. Veja aqui a lista

Os médicos brasileiros formados no exterior poderão fazer as inscrições entre os dias 10 e 20 de abril. Entre os dias 5 e 15 de maio, estarão abertas as inscrições para estrangeiros formandos no exterior. Os profissionais formados no exterior passarão por uma ambientação e começarão a trabalhar no dia 7 de julho.

Os médicos brasileiros continuam sendo prioridade. Depois, serão chamadas inscrições individuais de médicos formados fora do país e, por último, os médicos cubanos, da cooperação com a Organização Mundial da Saúde.


A bolsa é a mesma (R$ 10 mil) e, ao final dos dois programas, os médicos são considerados especialistas em saúde da família. Os selecionados devem começar a trabalhar no dia 3 de março. No mínimo 2.920 vagas ofertadas no Provab serão abertas, mas é preciso aguardar a adesão dos municípios para definir o número de vagas.

Lançado em junho de 2013, o Mais Médicos foi criticado pelas entidades médicas, que alegavam ilegalidade na contratação de estrangeiros sem aprovação no Revalida, exame necessário para médicos formados no exterior atuarem no Brasil.

Semelhante ao Mais Médicos e precursor dele, o Provab, destinado a médicos brasileiros, é uma das estratégias do governo para estimular médicos, principalmente recém-formados, a clinicar em regiões carentes.

O Mais Médicos tem 11.429 profissionais cubanos, 1.846 brasileiros e 1.187 intercambistas de vários países, como Argentina, Portugal, Venezuela, Bolívia, Espanha e Uruguai.

Mais informações no site do Programa Mais Médicos.

Fonte: Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário