quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Água para a Baixada: Governo Federal libera 1ª parcela da verba para construção da Estação Guandu II

Rua do Xuxu, em Austin - Povo sem água!
O Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal liberou a  primeira parcela do empréstimo, no valor de R$ 1,076 bilhão, conforme convênio junto a Cedae, autorizado pela presidente Dilma Rousseff,  referente à operação para a construção do novo sistema produtor de água tratada do Complexo Guandu 2. A medida foi publicada ontem (07/01) no Diário Oficial do Estado.

O projeto visa a aumentar a quantidade de água tratada, beneficiando cerca de 3 milhões de moradores da Região Metropolitana, especialmente da Baixada Fluminense, onde vários municípios sofrem com a falta d'água. Em Nova Iguaçu, Austin, Cacuia, Parque Flora, Lagoinha, Califórnia, Cerâmica, Miguel Couto e Cobrex, são alguns dos bairros afetados.

O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), aplaudiu o cumprimento do compromisso feito pela presidente Dilma junto a população e ao governo do Estado. "Há anos lutamos pela solução do problema da falta d' água nos bairros de Nova Iguaçu. O problema começa a ser resolvido. Nosso povo não suporta mais tanto descaso", disse o vereador que encabeçou várias campanhas sobre o tema no calçadão de Nova Iguaçu (fotos).
Ferreirinha no Calçadão. Assinaturas por água nos bairros
Campanha 'Queremos Água - Reage Nova Iguaçu'

A parcela está incluída na operação de R$ 3,4 bilhões, cujo contrato de compromisso foi assinado em julho do ano passado, entre Estado e União. Os recursos serão investidos na implantação de uma nova estação para tratar 12 mil litros de água por segundo, elevatória de água tratada, linha de recalque (tubulação que abastece o reservatório) e reservatório com capacidade para armazenar 57 milhões de litros.

- Os investimentos, que serão repassados
Campanha também em Lagoinha
diretamente da Caixa para a Cedae, serão usados também para a construção, nos diversos municípios da Baixada Fluminense, de 17 novos reservatórios e na reforma de outros nove que hoje estão fora de operação - explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Na região, ainda serão implantadas 16 elevatórias de grande porte (sistema de bombeamento), assentados 95 quilômetros de adutoras para abastecer os reservatórios e outros 760 quilômetros de troncos e rede distribuidora, e instaladas mais de 100 mil novas ligações prediais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário