segunda-feira, 31 de março de 2014

Semana do Autismo em Nova Iguaçu começa amanhã

A Associação de Apoio à Pessoa Autista – AAPA promove a partir de amanhã a 1ª Semana do Autismo em Nova Iguaçu com o tema:

“Autismo, conheça e divulgue! O preconceito só acaba com o conhecimento”.

O evento será realizado na sede da Associação e destina-se a profissionais, familiares, autoridades e a população em geral interessadas em conhecer e contribuir para qualidade de vida das pessoas autistas.

A AAPA é uma organização não-governamental fundada em 2011 a partir das discussões do Grupo Bate Papo dos Amigos de Autistas, cuja finalidade é realizar palestras em escolas, encontros de grupos de apoio para professores e familiares, e ainda, campanhas de divulgação sobre o tema, favorecendo desta forma a busca por um diagnóstico precoce, minimizando também a discriminação e o preconceito.



Mais informações do portal da Associação:

Então anota aí:

1ª Semana do Autismo em Nova Iguaçu
De 01 à 06 de abril
O evento possui diversas atividades conforme segue abaixo:


01 DE ABRIL
ABERTURA DA SEMANA OFICIAL DO AUTISMO NO MUNDO
LOCAL: UNIG – NOVA IGUAÇU BLOCO D

08:30 – CREDENCIAMENTO
09:00 – EMANOELE FREITAS – PRESIDENTE AAPA , MEDIADORA ESCOLAR E FAMILIAR / ESCRITORA
10:30 – FATIMA ALVES – FONOAUDIIOLOGA / PSICOMOTRICISTA/ ESCRITORA E DOCENTE
12:00 – ALMOÇO LIVRE
13:30 – MARIA PAULA COSTA RAPHAEL – FONOAUDIOLOGA/ PSICOMOTRICISTA
14:30 – COFFEE BREAK
15:00 – SILVIA CELESTE KAMEL STENHAGEN – PSICOMOTRICISTA.
16:30 – ENCERRAMENTO E ENTREGA DOS CERTIFICADOS.

02 DE ABRIL DE 2014
LOCAL: EMPRESA SERPRO RJ - PARTE DA MANHÃ
PALESTRA COM A PSICÓLOGA CAROLINA SALVIANO
STAND DE DIVULGAÇÃO E VENDA DE PRODUTOS AAPA

03 DE ABRIL DE 2014
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PAUL HARRIS

10 às 11h - PALESTRA
ALAM PRESIDENTE ROOPSEVELT, 526 - TRES CORACOES
NOVA IGUACU Rio de Janeiro
Telefone: (21) 31019974 31013755

LOCAL: UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNIDADE NOVA IGUAÇU
PALESTRAS
14:00h Credenciamento
15:00h às 16:20h - FONOAUDIOLOGA ABIGAIL CARACIKI e JANAINA SILVA
Diagnostico diferenciado e metodo MAC
16:30h às 18:00h- PEDAGOGA e MÃE CLAUDIA MORAES
A família e o Autismo
18:00h às 18:20h - Cofee Break
18:30h às 20:00h - PSICOPEDAGOGA - DENISE LEOPOLDO
Avaliaçoes e Intervençoes para se trabalhar com os autistas
20:10h às 21:00h - MÃE e ADV DRA.BARBARA PARENTE
Os Direitos dos Autistas

04 DE ABRIL DE 2014
LOCAL: UNIG NOVA IGUAÇU – BLOCO K
EVENTO: I FORUM DA BAIXADA EM PROL DO AUTISMO
TEMA: AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO DO GOVERNO, SOCIEDADE E FAMILIARES SOBRE O AUTISTA E SUAS ESPECIFICIDADES.

09:00 – CREDENCIAMENTO
10:00 – ABERTURA DO FORUM COM PRESENÇA DOS GOVERNANTES DO MUNICIPIO DE NOVA IGUAÇU.
12:00 – ALMOÇO
13:30 – RETORNO E FORMAÇÃO DE SEGUNDA MESA DEBATE
COMPOSIÇÃO DA MESA.
WANYA LEITE - MÃE E DIRETORA FINANCEIRA DA AAPA
VEREADORES DA CAMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU
15:30 – ENCERRAMENTO DOS DEBATES DA SEGUNDA MESA
16:00 – LEITURA DA ATA DO FORUM E REVISÃO
17:00 – ENCERRAMENTO E ENTREGA EM MÃOS DA CÓPIA ATA AO REPRESENTANTE DO GOVERNO.

05 DE ABRIL DE 2014
CURSO DE ARTETERAPIA PARA O AUTISMO
PARCERIA COM A EMPRESA ORGANIZADORA CREATIVE IDEIAS.
LOCAL: TIJUCA – PEDRO II DA TIJUCA
HORARIO: 09:00 AS 17:00H


06 DE ABRIL DE 2014
LOCAL: PRAÇA DE SKATE NOVA IGUAÇU – CENTRO
EVENTO : I ENCONTRO ESPORTIVO E SOCIAL DA SEMANA DO AUTISMO EM NOVA IGUAÇU.
PARCERIA COM SECRETARIA DE ESPORTES DE NOVA IGUAÇU – SUBSECRETARIA DO DEFICIENTE DE NOVA IGUAÇU – R2 ESPORTES LTDA – MARCELO AZEREDO GINÁSTICA OLÍMPICA.
INICIO AS 09:00H



domingo, 30 de março de 2014

Marco Civil da Internet: você ainda tem dúvidas?

Confira sete perguntas e respostas sobre o futuro da internet no Brasil

O portal da EBC – Empresa Brasileira de Comunicações publicou, após a aprovação do Marco Civil pela Câmara de Deputados, sete perguntas e respostas selecionadas a partir de perguntas feitas pelos internautas. Confira abaixo:

1) O que é o Marco Civil mesmo?
O projeto de lei 21626/11, conhecido popularmente como o Marco Civil da Internet, é uma espécie de "constituição" que vai reger o uso da rede no Brasil definindo direitos e deveres de usuários e provedores da web no país. No dia 25 de março de 2014, após quase três anos de tramitação na Câmara, o plenário da casa aprovou o texto final do projeto, que segue para análise e votação no Senado antes de ser sancionado pelo Executivo.

2) Onde encontro o texto aprovado no plenário da Câmara?
Você pode ter acesso ao texto completo aqui.

3) Quais direitos o Marco Civil vai me garantir?
Além de criar um ponto de referência sobre a web no Brasil, o Marco prevê a inviolabilidade e sigilo de suas comunicações. O projeto de lei regula o monitoramente, filtro, análise e fiscalização de conteúdo para garantir o direito à privacidade. Somente ordens judiciais para fins de investigação criminal podem ter acesso a esses conteúdos. Além disso, prevê a não suspensão de sua conexão, exceto em casos de não pagamento e a manutenção da qualidade contratada da sua conexão.
As empresas que descumprirem as regras poderão ser penalizadas com advertência, multa, suspensão e até proibição definitiva de suas  atividades. E ainda existe a possibilidade de penalidades administrativas, cíveis e criminais.

4) Como é essa história de guardar logs por 6 meses?
Antes de tudo, log é um termo em inglês utilizado na inofrmática para identificar qualquer informação de acesso. Nele há dados como horário de criação de um arquivo, alteração etc, mas não o conteúdo em si. Segundo o Marco Civil, os provedores de conexão são proíbidos de guardar os registros de acesso a aplicações de internet. Ou seja, o seu rastro digital em sites, blogs, fóruns e redes sociais não ficará armazenado pela empresa que te dá acesso à web.
Mas, pelo artigo 15 do PL, toda empresa constituída juridicamente no Brasil (classificada como provedora de aplicação) deverá manter o registro desse traço por seis meses. Elas também também poderão usá-lo durante esse período nos casos em que usuário permitir previamente. Mesmo assim, são proíbidos de guardar dados excessivos que não sejam necessários à finalidade do combinado com o usuário.

5) Então meus emails vão ser apagados após seis meses?
Não. Os provedores de aplicação terão que apagar os seus registros de acesso após seis meses, mas todos os serviços oferecidos como e-mails, fóruns de discussão etc são mantidos na rede conforme termos de contrato estabelecido.

6) E o que é a neutralidade da rede?
O princípio da neutralidade foi estabelecido junto à concepção da web. Ele diz que a rede deve ser igual para todos, sem diferença quanto ao tipo de uso. Assim, ao comprar um plano de internet, você paga somente pela velocidade contratada e não pelo tipo de página que você vai ou poderá acessar. Em acordo com a oposição ao governo, o texto aprovado prevê que a neutralidade será regulamentada por meio de decreto após consulta à Agência Nacional de Telecomunicações e ao Conselho Gestor da Internet (CGI). Resumindo: você acessa o que quiser, independente do tipo de conteúdo. Paga, de acordo, com o volume e velocidade contratados.

7) O que são data centers e por quê eles não precisam estar no do Brasil?
O relator do projeto retirou do texto a exigência de data centers no Brasil para armazenamento de dados. Um data center é uma central de computadores com grande capacidade de armazenamento e processamento de dados onde ficam, normalmente, os arquivos dos sites, e-mails e os logs de acesso. Com as denúncias de espionagem eletrônica feita pelos Estados Unidos, o governo brasileiro tinha proposto o armazenamento de dados somente em máquinas dentro do território brasileiro, mas essa obrigação saiu do texto aprovado.



Fonte: Portal EBC


sábado, 29 de março de 2014

Rodas de Conversar do PT: Os 50 anos do Golpe de 1964 (parte 2)


O Rodas de Conversa do PT, promovido pela Secretaria de Formação Política do Diretório Municipal do PT de Nova Iguaçu em parceria com o mandato do vereador Ferreirinha, irá discutir o tema: "Os 50 anos do Golpe Militar: O Direito à memória: as consequências para a sociedade, para a esquerda e para o PT". O convidado especial dessa conversa é o professor Oswaldo Munteal, do Departamento de História da Uerj.

Será dia 03 de abril, quinta-feira, às 19 horas, na sede do PT de Nova Iguaçu.

A sede do PT Nova Iguaçu  fica na Rua Frutuoso Rangel, 61 - Centro - Nova Iguaçu (Próxima da Casa de Materiais de Construção Chatuba). Telefone: 3844-5113. Entrada franca. Venha participar com a gente!

Neste sábado tem Bingo do Grupo de Idosas da Comunidade Fraternidade Nossa Senhora Aparecida, em Nova Iguaçu

Para celebrar a vida e juntar recursos para as suas atividades de lazer e entretenimento, o Grupo de Idosas da Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Fraternidade, em Nova Iguaçu, estará realizando um grande BINGO solidário no próximo sábado, dia 29 de março, a partir das 15:30 horas. Um encontro com música, bate-papo, refrigerantes, salgadinhos e muitos prêmios para sorteio. Serão seis prendas, sendo uma TV de plasma o 1º prêmio.

A nossa amiga e companheira Dona Nair Fernandes, de 81 anos, integrante e coordenadora do Grupo de Idosas, juntamente com o Padre Edmilson Figueiredo está convidando todo mundo, jovens e adultos, para participarem deste animado encontro. Afinal, comunidade é lugar de Perdão, Participação e Festa!

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Fraternidade, fica na Rua Lafaiete Pimenta, 290 - Nova Iguaçu, (próximo a Rua da Feira, Lanchonete Frog's e da antiga Fábrica de Leite Vigor). Seja bem-vindo!


sexta-feira, 28 de março de 2014

Pe Agostinho Pretto: completaria 90 anos hoje

"História na mão, caminho na frente. Quem perde a história, perde a memória e quem perde a memória não volta pra casa"!


Padre Agostinho Pretto nasceu em 28 de março de 1924, completaria 90 de idade hoje.

Gaúcho, brasileiro, humano.

Padre Agostinho Pretto foi uma das lideranças mais importantes da Igreja no Brasil e na Baixada Fluminense.

Na década de 1960 exerceu as funções de coordenador nacional e latino-americano da Juventude Operária Católica.

Em 1970 foi preso pela Ditadura Militar, ficando incomunicável por mais de 2 meses.

Em 1974 passa a fazer parte da Diocese de Nova Iguaçu, onde contribui para a fundação da Pastoral Operária.

Em Nova Iguaçu esteve a frente dos principais movimentos dos trabalhadores: Pastoral Operária, JOC e Ação Católica Operária, contribuindo para a organização dos trabalhadores.
Em 1983 passou a ser o pároco da Catedral de Santo Antonio, função que exerceu por mais de 10 anos.

Nos anos 1990 contribui para a fundação da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil, sendo o primeiro presidente.

Atuou também como pároco da Paroquia São José Operário, no bairro California.

Padre Agostinho faleceu no dia 06 de outubro de 2011, aos 87 anos.

Hoje é, portanto, dia de celebrar a vida desse líder imprescindível que muito contribuiu para a luta, a conscientização e a organização dos trabalhadores.








PT estadual promove debate sobre Programa de Governo Participativo

Com o tema “RJ – O Estado e suas Cidades” a Fundação Perseu Abramo e o Diretório Estadual do PT promovem, na próxima segunda, dia 31 de março, seminário visando a construção de um Programa de Governo Democrático e popular para o estado do Rio de Janeiro.

Dentre os palestrantes, presença confirmada do Senador Lindberg Farias, pré-candidato ao Governo do Estado.


quinta-feira, 27 de março de 2014

PT promove hoje debate ao vivo via internet sobre os 50 anos do Golpe de 1964

JPT estreia programa com diálogo sobre os 50 anos do Golpe Militar e as repressões contra juventude



Atração terá a transmissão ao vivo pela Rádio Linha Direta e pela TV da Fundação Perseu Abramo, nesta quinta-feira (27), a partir das 18 horas


A secretaria de Comunicação do Diretório Estadual do PT-SP e a secretaria nacional de Juventude do Partido dos Trabalhadores, em parceria com a Fundação Perseu Abramo, realizam na próxima quinta-feira (27), às 18 horas, o debate “Os 50 anos do Golpe Civil Militar e as repressões contra a juventude”. A apresentação marca a estreia do programa “Diálogos com a Juventude”, que será transmitido quinzenalmente pela Web Rádio Linha Direta.

No programa inicial, participarão o secretário Nacional de Juventude do PT e âncora, Jefferson Lima, a diretora da Fundação Perseu Abramo, Luciana Mandelli, o secretário de Comunicação do PT-SP, Aparecido Luiz da Silva (Cidão) e a Coordenadora de Direito à Memória e à Verdade da SMDHC, Carla Borges.

De acordo com o secretário Nacional de juventude do PT, o objetivo “é debater sobre o que foi o golpe militar e todo este período negativo na história do Brasil, fazendo ainda um comparativo entre as repressões contra a juventude naquele período e as que ainda hoje ocorrem contra a juventude brasileira”.

Sobre a estreia do programa Diálogos com as Juventudes, o secretário de juventude fala que esse é mais um espaço de sintonia com a juventude brasileira, utilizando espaços de radioweb para debater pontos importantes e temas estratégicos para juventude brasileira. “Dialogando com a amplitude e diversidade da juventude brasileira”, destaca.

O programa de esteia terá a transmissão ao vivo pela Tevê Fundação Perseu Abramo. Para a diretora da FPA, Luciana Mandelli, o debate é para entender a história e as perspectivas da juventude. “Um debate que envolve a memória (FPA) e o tempo presente (JPT) tem como principal atributo apontar a juventude rebelde, com causa e consequente que a política é o nossa principal ferramenta de lutas e conquistas”, avalia.

Luciana Mandelli também fala sobre a identidade das lutas da juventude brasileira: “ela forjou sua identidade nas lutas. Lutar pela democracia e contra a repressão continua sendo uma condição para os jovens. Há 50 anos, o instrumento era a guerrilha, hoje são outros. Em todos, a participação política é o elemento central”, explica.

O programa Diálogos com as Juventudes vai ao ar quinzenalmente às quintas-feiras, sempre às 17h. A primeira edição especialmente ocorre às 18h do dia 27de março, data que marca a semana de aniversário dos 50 anos do Golpe Civil Militar.

Fonte: pt.org.br

Câmara Federal aprova reserva de 20% de vagas para negros em concursos públicos

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (26) o projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração direta e indireta da União a candidatos negros. Foram 314 votos favoráveis, 36 contrários e seis abstenções. De acordo com o projeto, a reserva vai durar dez anos e começará a valer após a aprovação do texto pelo Senado e a sanção presidencial. O projeto, apresentado pelo Executivo, segue agora para apreciação dos senadores.

Hoje pela manhã, o projeto tinha sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, depois de ter sido discutido durante toda a tarde de ontem (25) e parte da manhã de hoje. Antes da votação em plenário do texto principal, os deputados rejeitaram duas emendas ao projeto, que estendiam a reserva de vagas aos cargos em comissão da esfera federal e subdividiam a cota, nos concursos públicos, entre os que estudaram em escola pública e privada.


Fonte: Agencia Brasil



quarta-feira, 26 de março de 2014

Escritores iguaçuanos fazem lançamento nesta quinta

Os escritores iguaçuanos  Sérgio FonsecaEleazar Diniz, lançam seus livros e debatem com o público suas obras literárias. Sérgio Fonseca apresenta seu livro Frente & Verso, de crônicas e poesias. Eleazar Diniz lança Cinema no Brasil, impressões com relevantes saberes sobre os filmes produzidos no Brasil, tecendo também um diálogo com as produções estrangeiras.
Vale a pena conferir.
Será nesta quinta, 27 de março, às 19 horas, no Sesc Nova Iguaçu


terça-feira, 25 de março de 2014

Projeto de Lei do Deputado Jorge Bittar regulamenta a profissão de Operador de Telemarketing

O Deputado Jorge Bittar apresentou Projeto de Lei que trata da regulamentação da profissão de trabalhador (a) em teleatendimento, ou simplesmente, Operador de Telemarketing.


O projeto esta em tramitação na Câmara de Deputados. O relator é o Deputado Afonso Florence (PT-BA), que é amplamente favorável ao PL e que vai elaborar um novo parecer.

Bittar esta otimista quanto a aprovação do projeto ainda este ano. “Na próxima semana, teremos uma reunião com o novo relator e representantes da FENATTEL (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações) e do SINTTEL (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Goiás e Rio de Janeiro) para agilizar a elaboração do novo parecer. A FENATTEL também vai entregar ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, um abaixo-assinado em defesa do PL”, destacou o deputado.

Dentre os principais pontos do projeto, estão a jornada máxima de 36 horas semanais e um descanso de 10 minutos por hora. O PL prevê ainda que os operadores terão direito a pelo menos um fim de semana inteiro de descanso por mês.


Dia 30 de março tem Biquíni Cavadão no Sesc Nova Iguaçu

A Banda Biquini Cavadão estará no próximo dia 30 de março (domingo), às 21 horas no Sesc Nova Iguaçu, num show imperdível. Sucessos como Vento Ventania, Tédio, Timidez, Zé Ninguém, Roda Gigante, entre outras serão relembrados pelo grupo. A banda que completa 28 anos de carreira e anda hoje consegue ser admirado por gente de todas as idades, convida você, sua família e seus amigos a estarem lá no Sesc. Um show realmente imperdível !!!

Dia: 30/03 (domingo), às 21h. Teatro do Sesc Nova Iguaçu  - Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá. Ingressos: R$ 5 (associado Sesc), R$ 10 (estudante, idoso), R$ 20 (inteira). Classificação: 16 anos. Informações: 2797-3001.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Universidade Rural de Nova Iguaçu promove seminário sobre os 50 anos do Golpe de 1964

O IM-UFRRJ (Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Campus de Nova Iguaçu), em parceria com outras universidades públicas do estado está organizando um conjunto de atividades referentes à passagem dos 50 anos do Golpe de 1964.

Os eventos que ocorrerão no Instituto no dia 31 de março, segunda-feira, de 13 às 22 horas, são os seguintes:


Baixada Fluminense, 50 anos do golpe militar: 31 de
março 1964/2014.

Organizador: Prof. Jean Rodrigues Sales

MESAS COM PÓS-GRADUANDOS

Mesa 1 -  de 13:00 às 15:00
  • Felipe Augusto dos Santos Ribeiro. (Doutorando em História, Política e Bens Culturais - CPDOC/FGV). "A hidra comunista é igual a fênix": os trabalhadores rurais e têxteis de Magé nos processos do acervo Brasil Nunca Mais.
  • Allofs Batista Daniel (mestrando em História – UNIRIO). Ditadura civil-militar: O caso dos prefeitos de Nova Iguaçu - 1964 -1975.
  • Adriana da Silva Serafim (Mestre em história – UFRRJ). Conflitos hierárquicos e disputas políticas na Diocese de Nova Iguaçu em tempos de abertura política - (1982).
  • Adriana Maria Ribeiro (Mestre em História pela UFRRJ). Atuações de esquerda na Baixada Fluminense no curso da transição política (1975-1985).


Mesa 2 – de 15:15 às 17:15
  • Gabriel do Nascimento (Mestrando em História- UERJ). O povo de deus assume a caminhada: a relação política da diocese de nova Iguaçu com as classes populares na década de 1960 e 1970.
  • Abner F. Sótenos. (Mestre em história–UFRJ). Sob o olhar e o julgamento da repressão: a visão da Comunidade de Informação a respeito da atuação política da Igreja Católica e do Movimento de Amigos de Bairros (MAB) em Nova Iguaçu (1968-1982).
  • Alexander de Souza Gomes. (Mestre em História – UERJ). Religião e Política: atuação das pastorais sociais da Igreja de Nova Iguaçu no contexto da Ditadura Civil-Militar.
  • Luiz Anselmo Bezerra (Mestre em História – UFF). Interferência militar, jogo do bicho e poder local na Baixada Fluminense.


ABERTURA OFICIAL - de 18:00 às 18:30
  • Alexandre Fortes (Diretor do Instituto Multidisciplinar)
  • Representante da Reitoria da UFRRJ


EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO - às 18:30
  • TEAR, de Taine Linhares (2013). 15 minutos.


MESA DE DEBATE às 19:00
Trabalhadores urbanos e rurais da Baixada Fluminense no período ditatorial.
  • Dr. José Ricardo Ramalho (UFRJ)
  • Dra. Leonilde Sérvolo de Medeiros (UFRRJ)




Hoje tem lançamento do Programa Participativo - Lindberg Governador


domingo, 23 de março de 2014

Educação Física será o próximo curso de graduação do Campus da Universidade Rural em Nova Iguaçu. Biblioteca Pública Comunitária já tem projeto.

Campus da Universidade Rural de Nova Iguaçu
A construção de uma Biblioteca Pública Comunitária e o aumento dos cursos de graduação do Campus da Universidade Federal Rural em Nova Iguaçu foram os principais temas da reunião ocorrida na última sexta-feira, dia 21/03, no gabinete do prefeito Nelson Bornier. 

Acompanhados o diretor geral do Instituto Multidisciplinar do Campus da Rural, professor Alexandre Fortes, os vereadores Carlos Ferreira (Ferreirinha), presidente da Comissão de Educação e Cultura e o vereador Luisinho da Cerâmica, presidente da Comissão de Esporte e Lazer da Câmara, participaram da audiência, que ainda teve a presença do Secretário de Esporte e Lazer Adriano Santos e do estudante Bruno Santos, do Diretório Acadêmico para discutir a pauta e a participação da Prefeitura.

Audiência com o Prefeito
A parceria entre a Prefeitura e a Universidade consiste na liberação da Vila Olímpica II, que fica ao lado do Campus Universitário para o desenvolvimento do curso de Educação Física e futuramente com estágios no local.

Outro assunto discutido foi a construção da Biblioteca Pública Comunitária. O Governo Federal cedeu à Universidade o terreno em frente ao Campus (onde normalmente é utilizado para instalação de circo) para que se construa o equipamento. Em breve a área será cercada e o projeto iniciado, segundo o professor Alexandre Fortes.

Os vereadores Luisinho e Ferreirinha
Finalizando o encontro, por solicitação dos vereadores, do professor Alexandre e do estudante Bruno, o prefeito determinou o posteamento e iluminação de todo o entorno do campus, gerando mais segurança para a região, sobretudo para alunos e professores. A possibilidade de uma linha de ônibus circundando o campus, também foi discutido.

A campanha pela vinda da Universidade Federal para Nova Iguaçu completou 10 anos e foi coordenada pelo vereador Ferreirinha em 2003, com a participação de diversos atores sociais. Atualmente o campus conta com mais de 3 mil alunos e 10 cursos de graduação. Educação Física será o 11º e deverá funcionar na parte da tarde.



Nova Iguaçu - Ano Municipal João do Vale: Carcará – Mais coragem do que homem

João do Vale, que por quase 20 anos morou em Nova Iguaçu, compôs mais de trezentas canções, mas nenhuma ficou tão famosa quanto Carcará. Foi apresentada, pela primeira vez, no show Opinião em 1965, na voz de Nara Leão. Porém foi com Maria Bethania que a música atingiu seu auge.

A música fala da seca do Nordeste Brasileiro, mas diferentemente da lamúria das músicas de Luis Gonzaga ou Patativa do Assaré, João do Vale fala de luta e resistência, pois carcará não migra e resiste à seca.

Em sua dissertação de Mestrado o professor Francisco Damazo afirma que “Sua ação (do carcará) é a de pôr-se a defender o direito de ali permanecer, razão por que sai em busca do que lhe garante a sobrevivência. É o que se pode perceber em toda terceira e quarta estrofes. A invernada é para aquela ave o que a seca é para o homem. Mas, ao contrário deste, “carcará pega, mata e come”. Por isso, “carcará (tem) mais coragem do que homem”.

Porém no show Opinião, a interpretação que se dá a música de João do Vale é de contestação ao regime ditatorial, o pássaro representa o opressor: “É um pássaro malvado Tem o bico volteado que nem gavião”.

Em 1981, a música faz parte do segundo disco gravado por João do Vale, agora interpretada pelo próprio autor e por Chico Buarque.

Abaixo segue o vídeo gravado em 1982 com João e Chico. Vale a pena assistir. Bom domingo para todas e todos!



sábado, 22 de março de 2014

Hoje é o Dia Mundial da Água. Mas cadê a água?

Criado pela ONU em 1993, o Dia Mundial da Água tem o objetivo de conscientizar autoridades e sociedades com a importância da água. Segundo o site Wikipédia, são três os objetivos:

  • Tocar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável;
  • Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável;
  • Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado.



Em Nova Iguaçu temos pouco para festejar. Falta água em diversos bairros da cidade. Creches estão paralisadas. Escolas tem o funcionamento reduzido. Famílias ficam sem água até para beber.

Apesar da Estação de Tratamento de Água ficar em Nova Iguaçu e produzir cerca de 43 mil litros por segundo, as cidades da Baixada Fluminense sofrem com a precariedade do abastecimento de água. Mais de 70% dessa água produzida abastece o município do Rio de Janeiro.

Para o vereador Ferreirinha é necessário que a Cedae e o governo do Estado se empenhem para resolver o problema da água em Nova Iguaçu. “Esse problema é antigo e os sucessivos governos apenas tomam medidas paliativas que nada resolvem. Ano após ano o problema tem crescido. Precisamos de uma mudança já”, salientou o vereador.

O mandato do vereador Ferreirinha em conjunto com o mandato do vereador Arthur Legal e o Partido dos Trabalhadores de Nova Iguaçu  esta promovento a Campanha Queremos Água – Reage Nova Iguaçu, coletando assinaturas para um abaixo assinado a ser entregue ao governador. Já foram coletadas mais de 5mil assinaturas. O abaixo assinado será entregue no início de abril.









Final de semana com teatro no Sesc Nova Iguaçu

Peça "A marca da água"
Hoje, sábado, às 19 horas tem a peça: “A marca da água”

Laura tem 40 anos. Vive numa aparente placidez, uma espécie de tristeza cotidiana. Até que um peixe enorme aparece misteriosamente no seu jardim. A presença estranha do peixe, a discussão com o marido, as picuinhas da vida da família são uma pista falsa sobre o rumo das coisas.

Com o Grupo Armazém Companhia de Teatro.
Direção de Paulo de Moraes.
Dramaturgia de Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes.

Valor: R$ 5 (associado Sesc), R$ 10 (estudante, idoso), R$ 20.
Classificação: 16 anos.

Peça "Antes que o galo cante"
Amanhã, domingo, tem teatro infantil com a peça “Antes que o galo cante”

Livremente inspirado no clássico Romeu e Julieta, o espetáculo traz uma borboleta narrando uma história de amor que vence diferenças. Um sabiá se apaixona por uma gata-do-mato.

Direção de Carla Meirelles.
Com Os Ciclomáticos Cia. de Teatro.

Valor: R$ 3 (associado Sesc), R$ 6 (estudante, idoso), R$ 12.
Classificação: Livre.

O Teatro do Sesc Nova Iguaçu fica na rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá