quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014: Novembro e Dezembro

Passado o furacão das eleições e o entusiasmo da alegria da vitória da Presidenta Dilma, voltamos às nossas atividades normais. Assim, já no início de novembro uma das primeiras postagens do Blog do Ferreirinha trata exatamente da falta de água nos bairros de Nova Iguaçu. Ferreirinha, então, após diversos ofícios encaminhados a Superintendência da Cedae de Nova Iguaçu, resolveu encaminhar um apelo ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. No documento, Ferreirinha, afirma que a situação é insustentável e calamitosa (veja aqui).

Outro problema que não se resolveu desde o inicio do ano, foi o restabecimento do funcionamento de diversos semáforos com defeito nas ruas da cidade, embora as inúmeras cobranças. Um exemplo é o sinal luminoso na Rua Oscar Soares. Ferreirinha reiterou o pedido de manutenção e continua cobrando a manutenção (veja aqui).





Em novembro, a partir de solicitação de moradores, o vereador Ferreirinha apresentou Indicação Parlamentar para a implantação de uma Clínica da Família no bairro Marambaia, que fica entre Vila de Cava e Tinguá. Dona Esmeralda, uma das que fizeram a reivindicação ao vereador no Calçadão de Nova Iguaçu, recebeu pessoalmente, em sua casa, cópia do documento (veja aqui e aqui).

Muitas escolas municipais adotaram como tema no segundo semestre a vida e a obra de João do Vale. Este ano foi dedicado à homenagens ao “Poeta do Povo”. O Ano Municipal João do Vale foi uma iniciativa dos vereadores Ferreirinha e Luisinho. Em novembro, no encerramento das atividades do Programa Brasil Alfabetizado o tema també foi este (veja aqui).

Dois fatos muito comentados pela mídia e nas ruas marcaram esse período. O primeiro, em novembro, foi o da agente de trânsito condenada a indenizar um juíz por te-lo dito que ele não seria Deus (veja aqui). A Câmara Municipal de Nova Iguaçu aprovou, então, Moção de Apoio a agente de trânsito Luciana Tamburini, de autoria do vereador Ferreirinha (veja aqui). Depois, em dezembro, o deputado federal Jair Bolsonaro ofendeu e agrediu a deputada federal Maria do Rosário, dizendo que não a estupraria por ela não merecer. O caso foi amplamente repudiado pelos setores progressistas da sociedade. Ferreirinha, então, protocolou Moção de Repúdio ao deputado, a qual foi aprovada e encaminhada ao Congresso Nacional (veja aqui).





Como presidente da Comissão de Educação e Cultura, Ferreirinha esteve presente na 4ª edição do Sarau Um dedo de prosa e uma pitada de poesia, no bairro Vila Nova e também na 14ª edição do Sarau V, na Via Light (veja aqui). Participou diretamente da aprovação, na Câmara Municipal, do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu (veja aqui). Participou também do 8º aniversário do Programa Samba, Cultura e Lazer, da Rádio Tropical, comandado pelo radialista Reginaldo Barbosa (veja aqui).


--------
O Blog do Ferreirinha, pela primeira vez, promoveu um enquete para escolher a personalidade da cultura brasileira que seria homenageado no Ano Municipal de 2015. Foram apontados quatro sugestões: o escritor Antonio Houaiss, que completaria 100 ano; a poeta e contista Cora Coralina, que completa 30 anos do seu falecimento; o escritor João Cabral de Melo Neto, que completaria 95 anos de idade e o teatrólogo Martins Pena, que seria seu bicentenário (veja aqui). Muitas pessoas participaram da enquete e com 64,4% dos votos, a poeta e contista Cora Coralina foi a grande vencedora. Assim, 2015 será o Ano Municipal Cora Coralina (veja aqui).

Preocupado com a demora injustificada do início das obras nas ruas do Bairro Ilma/Jardim Alvorada, em Nova Iguaçu, o vereador Ferreirinha tomou a decisão de ir ao Palácio Guanabara e levar o caso ao governador Luiz Fernando Pezão cobrando uma solução para o caso (veja aqui). Uma semana depois, moradores do bairro Ilma participaram da sessão da Câmara Municipal e cobraram as obras do bairro (veja aqui).






No final de novembro a Câmara Municipal realizou cerimonia de entrega das Medalhas de Honra ao Mérito Comendador Soares. O vereador Ferreirinha indicou o professor Pedro Willian, diretor da Escola Técnica João Luiz do Nascimento e o vereador Arthur Legal homenageou o presidente do PT de Nova Iguaçu, companheiro Geraldo Bastos (veja aqui).

Neste mês também foi criada uma sessão no Blog do Ferreirinha. Homenagem de Domingo. O objetivo é homenagear e aplaudir personalidades das lutas sociais. Em novembro foram quatro homenageados: Dona Iara, no dia 09 (veja aqui), dona Marlene, no dia 16 (veja aqui), Maria Assunção, no dia 23 (veja aqui) e Salvador Marcelino, no dia 30 (veja aqui). Em dezembro foram quatro também: dona Nair, no dia 7 (veja aqui), Marcia Collaço, no dia 14 (veja aqui), dona Ivette Pinheiro e Sr. Antonio Pinheiro, no dia 21 (veja aqui). Em dezembro, como faz todos os anos, Ferreirinha e família participam da Festa de Natal dos Padrinhos, na Creche Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jacutinga (clique aqui).




















É isso aí!
Que venha 2015!
Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário