quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Gratidão. Qual o seu significado? Quero encerrar o ano de 2014 com esta reflexão... Com Gratidão, Feliz Ano Novo!

O que é Gratidão?


Amigas e amigos, companheiras e companheiros,

Quero encerrar o ano de 2014 e receber 2015 com uma reflexão sobre a  palavra Gratidão

Neste último mês de 2014, o presidente Barack Obama anunciou a retomada das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba, fato intermediado também pelo Papa Francisco. 
Depois de mais de meio século de retaliações e embargos dos americanos, os dois países voltam a se relacionar economicamente.  O que talvez muita gente não sabe, é que nos últimos anos a Venezuela, com todos os seus problemas, foi e tem sido um parceiro muito importante do governo cubano. Após o anúncio do presidente norte-americano, o presidente de Cuba Raúl Castro expressou algo que chamou minha atenção:
"O povo cubano agradece esta justa decisão do presidente dos EUA, Barack Obama. Com isto, eliminou-se um obstáculo nas relações entre os nossos países." E prosseguiu: "A Revolução Cubana  também tem profunda gratidão a povos, partidos e governos de quem recebeu solidariedade e seguirá orientando sua política externa pela fidelidade a seus princípios. Símbolo disso são as relações especiais que mantemos com a República Bolivariana da Venezuela".
Gratidão é um sentimento de reconhecimento, uma emoção por saber que uma pessoa fez uma boa ação, um auxílio, em favor de outra. Gratidão é uma espécie de dívida, é querer agradecer a outra pessoa por ter feito algo muito benéfico para ela.
Gratidão ocorre sempre que alguém faz algo que o outro gostaria que acontecesse, sem esperar nada mais em troca, e isso faz com que a pessoa que fez a ação se sinta feliz e a que recebeu também. A gratidão traz junto dela uma série de outros sentimentos, como amorfidelidadeamizade e muito mais, diz-se que a gratidão é um sentimento de muita nobreza.
Assim sendo, quero expressar à você toda minha GRATIDÃO  pela sua amizade, seu amor, carinho, compreensão, fidelidade, dedicação, entrega, coragem e parceria nos momentos difíceis e nos bons, demostrando solidariedade, sensibilidade, tolerância, firmeza de caráter e grande espírito de valor do ser humano.
Feliz 2015. Feliz Ano Novo. Receba de coração, toda a minha Gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário