segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Enquete: Qual deve ser a personalidade tema do Ano Municipal Nova Iguaçu em 2015?

O mandato do vereador Carlos Ferreira,  Ferreirinha (PT) tem, nos últimos anos, homenageado personalidades cultura brasileira instituindo em Nova Iguaçu Ano Municipal. Em 2013, foi o Ano Municipal Vinícius de Moraes, devido ao centenário do “Poetinha”, comemorado naquele ano. Este ano foi o Ano Municipal João do Vale, pois o “Poeta do Povo” completaria 80 anos de idade em outubro deste ano.

Para o ano que vem, queremos sua opinião. Qual deve ser a personalidade da nossa cultura homenageada como tema do Ano Municipal 2015 em Nova Iguaçu?

Estamos sugerindo quatro nomes. Para participar basta escolher um deles ou indicar outros nos comentários desta postagem ou nos comentários do facebook, nas postagens referentes a essa enquete.

Segue abaixo a lista de sugestões: 



Antônio Houaiss – 2015 é o ano do centenário deste grande escritor, filósofo, enciclopedista e diplomata brasileiro. Autor de vários livros foi membro da Academia Brasileira de Letras. Como enciclopedista produziu um dicionário de Inglês – Português e outro de Lingua Portuguesa que levam o seu nome.




Cora Coralina – Poetiza e contista, uma das mais importantes escritoras brasileiras. Autora de livros de contos, poesia e de literatura infantil. 2015 completam 30 anos de sua morte.

João Cabral de Melo Neto – Escritor e diplomata brasileiro, autor de diversos livros de poesia. Sua maior obra é “Morte e Vida Severina”. Em 2015, completaria 95 anos de idade.










Martins Pena – Considerado o pai do teatro brasileiro, autor de “O Noviço” e “Juiz de Paz na Roça”. 2015 é o ano do seu bicentenário.










Vamos lá, participe!

Ajude o mandato do vereador Ferreirinha escolher o homenageado de 2015.
Agradecemos sua participação!

6 comentários:

  1. Meu voto vai para a grande Cora Coralina.

    "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
    Cora Coralina

    ResponderExcluir
  2. Cora Coralina, os dois últimos anos foram homenageados homens, até agora são 3 homens e 1 mulher. Pelo longo histórico de Cora, seria uma justa vencedora.

    ResponderExcluir
  3. Meu voto é de Mãe Beata de Yemanja. Mulher negra, militante, escritora, que preserva a beleza e a seriedade de sua cultura.
    Para nós professores, seria uma excelente oportunidade de trabalhar a lei 10639 em seu aspecto em que encontramos mais dificuldade, que é o viés da religiosidade...o preconceito ainda é muito devastador...e acredito que através da doçura que é esta figura, da sua força, de sua história, conseguiríamos amenizar isso...

    ResponderExcluir
  4. Não entendi como funciona aqui. Mais meu voto vai para "outros": Mãe Beata de Yemanjá

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de sugerir Chico Buarque é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB). um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização no país. Na carreira literária, foi vencedor de três Prêmios Jabuti: o de melhor romance em 1992 com Estorvo e o de Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como por Leite Derramado, em 2010.

    ResponderExcluir