terça-feira, 25 de novembro de 2014

Nova Iguaçu: Matrículas nas escolas municipais começam dia 8 de dezembro e vão até 6 de fevereiro


Os interessados em matricular seus filhos na rede municipal de Ensino de Nova Iguaçu devem ficar atentos aos prazos. A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu o calendário de 8 de dezembro a 6 de fevereiro para as matrículas, que atenderão da educação infantil, 9º ano e Educação de Jovens e Adultos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed)  é preciso atentar para as especificações das datas estabelecidas para as séries dos estudantes.

As matrículas da educação infantil e primeiro ano do ciclo de alfabetização, por exemplo, acontecerão de 08 de dezembro a 9 de janeiro. Já quem precisa ser matriculado para o segundo ano do ciclo de alfabetização, 9º ano e EJA, o período é de 05 de janeiro a 06 de fevereiro, na unidade escolar onde o responsável deseja matricular o aluno, cujo cadastro é vinculado ao horário integral, caso haja disponibilidade para atividades extracurriculares, pela manhã ou tarde.


A Semed chama atenção ainda para outro fator que causa dúvidas para muitos pais, a idade para
matricular os alunos da educação infantil. No caso do Infantil 2 é necessário ter de dois a dois anos e onze meses até 31 de março de 2015. O mesmo critério de idade completa é válido para as séries posteriores até o infantil 5, onde a criança deverá ter cinco anos ou cinco anos e 11 meses até 31 de março de 2015. “E preciso esclarecer que esta não é uma regra municipal e sim uma determinação, por meio Art. 8º da Resolução CNE/CEB nº 07 e do Parecer nº 022, do Conselho Nacional de Educação”. 

Já no caso do ensino Fundamental, a mesma resolução determina, que para os primeiro, segundo e terceiro anos, é necessário ter seis, sete e oito anos completos até 31 de março de 2015. A Rede Municipal de Ensino oferece inclusão, portanto, os alunos com necessidades especiais devem ser matriculados em classes regulares, com atendimento nas salas de recursos. A meta da secretaria é que este aluno seja matriculado na unidade escolar mais próxima de sua casa. A renovação de matrícula acontece no dia 28 de novembro.

Documentos necessários: Dois retratos em tamanho 3x4;. Cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade do requerente, com os respectivos originais para conferência;. Cópia da Identidade e do CPF do responsável ou do próprio requerente, quando maior ou emancipado, com os respectivos originais para conferência; 4. Histórico Escolar original ou Declaração de Escolaridade, com validade de 30 (trinta) dias, onde deverão constar o(a) último(a) ano/série escolar concluído(a) e o ano de conclusão; comprovante de residência atualizado; caderneta de vacinação do aluno menor de sete anos de idade; cartão do Sistema Único de Saúde –SUS do requerente, fator RH.
Calendário: 08 de dezembro a 9 de janeiro- Educação infantil e primeiro ano do ciclo de alfabetização

05 de janeiro a 06 de fevereiro- Segundo ano do ciclo de alfabetização, 9º ano e EJA.
Fonte: ZM Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário