quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Ano Municipal João do Vale - O Poeta do Povo, é celebrado por alunos do Programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal em Nova Iguaçu

O Ano Municipal João do Vale - O Poeta do Povo, instituído pela Lei 4.344, de autoria dos vereadores Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), que também preside a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal e Luisinho da Cerâmica (PCdoB), está sendo bastante difundido nas escolas da rede municipal e nas 137 turmas do Programa Brasil Alfabetizado, que encerrou as atividades em grande estilo no Complexo Cultural de Nova Iguaçu. Foram 10 apresentações que exigiram pesquisa sobre a vida do poeta e compositor maranhense que viveu em Comendador Soares, onde os seus filhos e netos vivem até hoje. 
Gabriel do Vale, ao centro, fala sobre João do Vale, seu avô

O sarau, com parte da parte da coletânea de sucessos do artista como Carcará, Pisa na Fulô e Coronê Antônio Bento, foi assistido pelos filhos e neto do artista, Riva (52), João Aurélio (39) e Gabriel do Vale (18), respectivamente. Gabriel é um grande admirador da obra do avô.
“Visitei a Escola Municipal Professor Franklin Bolivar Fernandes e fiquei feliz por ver crianças de menos de sete anos conhecendo a obra de meu avô”, contou emocionado. Quem também assistiu foram à secretária de Educação, Aparecida Rosestolato e a subsecretária de Projetos Especiais, Niara Margarida Mata.
Os alfabetizadores e coordenadores capricharam na pesquisa e mostraram fotografias da cidade Natal do “Poeta do Povo”, que é natural de Pedreiras- Maranhão, mas não se esqueceram de Comendador Soares que acolheu o ilustre retirante, que como a maioria dos nordestinos lutou para alcançar seu espaço.
O estudo sobre João do Vale foi feito com os 1.730 alfabetizandos (alunos) que receberão o certificado de conclusão do curso, no próximo dia 27 de outubro na Universidade de Nova Iguaçu (Unig). Para a Gestora local do Programa, Denise Gomes Aguiar, o trabalho é gratificante.
“Além da alfabetização, que os tira do analfabetismo eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura de um homem cuja história muitas vezes se assemelha a de nossos alunos, que são nordestinos e têm uma trajetória de muitas lutas”, finalizou Denise.
Fonte: ZM Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário