quarta-feira, 19 de novembro de 2014

20 de Novembro. Dia da Consciência Negra - Zumbi dos Palmares - Feriado. Muitas celebrações em Nova Iguaçu!

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
Em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, acontecerão vários eventos para  celebrar a data. Confira:

- Na quarta, dia 19/11, acontece uma festa com música, exposiçãofeijoada e muita descontração na sede do PT de Nova Iguaçu, a partir das 20h. Rua Frutuoso Rangel, 60 - Centro - Nova Iguaçu
.
- Na quinta, dia 20/11, Missa da Consciência Negra na Paróquia Cristo Ressuscitado, a partir das 9h, no bairro Santa Eugênia - Rua Luiz Augusto Pinto, 232.

- Na quinta, Dia de Zumbi, com início às 10h, haverá uma Missa Afro na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Rosa dos Ventos - Estrada da Palhada, 3.555.

- Também na quinta, comemoração na Praça do 07 em Morro Agudo, a partir das 13h, coordenado pelo Cezinha e Amigos. Roda de Samba, Jongo, Capoeira, Maculelê e uma suculenta feijoada.

Ainda nesta quinta, acontece o espetáculo 'Quando o Jongo encontra o Samba', às 16h, no teatro do Sesc Nova Iguaçu - Rua Dom Adriano Hipólito, 10 - Moquetá. Grátis!

Exposição Consciência Negra - As Essências do AfroBrasil. No Centro Cultural do Sesc Nova Iguaçu, até o dia 30 de novembro. Terça a sábado, de 9h às 20h. Domingos e feriados, de 9h às 18h. Entrada franca!


Um comentário: