domingo, 28 de setembro de 2014

Pré-Sal. Fala se tanto, mas o que é o Pré-Sal?

No comício doméstico realizado no último sábado no bairro 12 de Outubro em Cabuçu, os jovens que participavam do  encontro perguntaram o que é o pré-sal e o vereador Ferreirinha deu a devida explicação. Mas como essa pode ser uma indagação de muitas outras pessoas, resolvemos fazer esta publicação sobre o assunto. Queremos agradecer a juventude de Cabuçu por esta contribuição. 

O “pré-sal” é uma área de reservas petrolíferas que fica debaixo de uma profunda camada de sal, formando uma das várias camadas rochosas do subsolo marinho.

No Brasil, esta camada compreende uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros. Engloba o Espírito Santo, Santa Catarina, abaixo do leito do mar, além das bacias sedimentares do Espírito Santo, Campos e Santos.  

Ela é chamada de pré-sal, em razão da escala de tempo geológica, ou seja, o tempo de formação do petróleo. A camada de reserva de petróleo do pré-sal se formou antes (daí o termo “pré”) da outra rocha de camada salina, e foi encoberta por esta, milhões de anos depois. Em novembro de 2010, comunicou-se que haveria, em Tupi, reservas gigantescas deste óleo – a estimativa é entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo.

Benefícios com a extração do petróleo do pré-sal:

*O petróleo reservado nas camadas de pré-sal é considerado leve, ou seja, de baixa densidade, sendo igual ou inferior a 0,87. A camada de sal conserva a qualidade do petróleo. É importante este fator, porque assim ele é muito mais fácil de ser refinado, além de produzir mais derivados finos; possui menos enxofre, por isso polui menos e, dessa forma, é mais valorizado no comércio mundial.

*Avalia-se que tenha entre 70 e 100 bilhões de barris equivalentes de petróleo e gás natural mineral. Assim, haverá muita riqueza,  extraordinário lucro e o Brasil poderá se tornar em pouco tempo um grande exportador de petróleo, ocorrendo assim maior geração de riquezas e empregos, além de o país adquirir maior poder de decisão política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário