sábado, 6 de setembro de 2014

7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil. Desfile Cívico na Praça da Liberdade encerra a Semana da Pátria em Nova Iguaçu

Os desfiles cívicos da Semana da Pátria terá seu encerramento neste domingo em Nova Iguaçu. A partir das 8 horas da manhã, várias escolas estarão desfilando na Avenida Marechal Floriano, na altura da Praça da Liberdade.


História: Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal, no dia 7 de setembro de 1822 e ficou conhecido como o episódio "Grito do Ipiranga". A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro gritou "Independência ou morte" e a partir desse momento o Brasil não era mais uma colônia de Portugal. Estava finalmente estabelecida a Independência do Brasil.

Logo após a Independência, o Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes eram exercidos por um Imperador.

Com as Revoluções na Europa, a família Real Portuguesa decidiu que seria melhor se mudarem para o Brasil. Porém, existiam diversos problemas e divergências entre os portugueses e brasileiros, como a escravidão, a luta territorial, as rebeliões os privilégios da burguesia e outros.

No final de agosto de 1822, depois de se deslocar para São Paulo com o propósito de apaziguar uma rebelião contra José Bonifácio, D. Pedro resolveu romper os laços de união política com Portugal, mesmo com seu pai pedindo que ele voltasse para lá.

Com a emancipação, D. Pedro I foi coroado Imperador do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário