quinta-feira, 3 de julho de 2014

Água para a Baixada: Dilma autoriza financiamento de R$ 3,4 bilhões da Caixa Econômica Federal para resolver o problema na região

O problema crônico da falta de água nos bairros de Nova Iguaçu e de outras cidades da Baixada está perto de uma solução. A presidenta Dilma Rousseff autorizou a Caixa Econômica Federal  a realizar com a Cedae um contrato de financiamento no valor de R$ 3,4 bilhões para implantar um novo sistema de tratamento de água do Rio Guandu, para atender exclusivamente os moradores da Baixada Fluminense. Estão previstas a construção e a reforma de reservatórios, além da instalação de novas adutoras. A previsão do presidente da Cedae é que parte do sistema já seja entregue em 2015.

Com o novo projeto, a Baixada passará a receber um volume de 70% maior de água tratada por segundo do que atualmente. Em vez de 17 mil litros por segundo, serão 29 mil, de acordo com a Cedae.

Em Nova Iguaçu por exemplo, os bairros Lagoinha, Jardim Esplanada, Marco II, Engenho Novo, Cobrex, Parque Flora, Monte Castelo, Austin, Cacuia, Jardim Alvorada, Califórnia, Caioaba e Vila São Teodoro são os mais castigados. O vereador Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), há muito tempo vem denunciando a precariedade do abastecimento, tendo inclusive com outras instituições do movimento popular, ingressado com representação junto ao Ministério Público.  No ano passado o vereador criou a campanha 'QUEREMOS ÁGUA - REAGE NOVA IGUAÇU!', a fim de chamar a atenção para o grave problema da falta d'água na cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário